A presença de playoffs é um traço marcante das competições esportivas nos Estados Unidos. E não poderia ser diferente na Nascar.
Diferente do que acontece em modalidades como basquete, futebol americano ou hóquei, instituir um confronto direto entre pilotos seria inviável em competições automobilísticas. Mesmo assim, os norte-americanos deram um jeito na Nascar.
Em 2024, a temporada da Nascar Cup Series tem 36 etapas. Do total, 26 compõem a primeira fase, enquanto as 10 últimas formam os playoffs que definem o campeão. As regras são bem definidas, mas demandam atenção de quem está chegando agora.
Classificação para os playoffs
Na prática, a conta é simples: os 16 primeiros colocados da temporada seguem na disputa do título.
A teoria é um pouco mais complexa. Basicamente, cada piloto que vence corrida na temporada regular avança, mas o número de corridas da primeira fase pode inviabilizar este critério - afinal, se cada prova tiver um vencedor diferente, vai faltar vaga e a decisão vai para o desempate na pontuação.
Com as vagas garantidas, cada um dos pilotos tem a pontuação zerada e recebe 2 mil pontos. Depois, com base nos desempenhos da temporada regular, cada um recebe:
- 5 pontos por vitória
- 1 ponto por vitória em estágio das corridas
- De 1 a 15 pontos com base na classificação, com 15 pontos para o campeão da temporada regular
Assim, apesar da pontuação contabilizada pelos primeiros colocados no final da temporada regular, a pontuação dos candidatos ao título no começo dos playoffs é bem diferente.
De 16 para 12 para 8 para 4
A terceira etapa do campeonato, segunda dos playoffs, vem após as três primeiras corridas. Depois da 29ª corrida, o “corte” classifica apenas os 12 primeiros colocados do campeonato.
Neste momento, as pontuações dos 12 classificados são zeradas, e cada um recomeça com 3 mil pontos. Depois de mais três corridas, o novo corte deixa apenas oito pilotos na briga, cada um com 4 mil pontos. Por fim, a corrida final tem apenas os quatro primeiros colocados, cada um com 5 mil pontos.
Corridas vazias?
Isso quer dizer que as próximas corridas terão apenas 12 pilotos e a última corrida terá só quatro? Não.
Todas as corridas continuarão contando com todos os (até) 40 pilotos do grid, brigando normalmente por vitórias. Mas como os patamares de pontuação entre classificados e eliminados é muito alto, é impossível que os eliminados briguem por título se não tiverem as pontuações recalculadas.
Fora isso, todo mundo segue correndo. E quem já ficou fora dos playoffs podem tranquilamente brigar por vitórias até o fim do ano.
A ‘repescagem’ pelo 5º lugar
E para aumentar ainda mais o leque de possibilidades, a Nascar ainda tem uma repescagem pela disputa do quinto lugar do campeonato na última prova da temporada.
Os pilotos que avançarem à segunda fase mas ficarem fora do Top 4 poderão disputar o quinto lugar.
Depois que os quatro finalistas forem definidos, a pontuação a partir do quinto colocado (até o 16º) também pode ser definida.
A partir daí, os 12 eliminados terão os resultados dos playoffs contabilizados a partir da 27ª corrida (a primeira do mata-mata), encerrando com o resultado da finalíssima.
A finalíssima
A última corrida da temporada é simples: cada um dos quatro candidatos ao título começa com 5 mil pontos, e nenhum deles soma ponto por vitória em estágio - os demais somam caso vençam as intermediárias. O campeão, obviamente, é quem chegar à frente dos demais finalistas, independente de vencer ou não a corrida em si.
Quem está na briga?
Terminada a temporada regular 2024 da Nascar Cup Series, os 16 pilotos que avançaram aos playoffs foram definidos. Confira os nomes e as respectivas pontuações:
- Kyle Larson (Hendrick Motorsport): 2040 pontos
- Christopher Bell (Joe Gibbs Racing): 2032 pontos
- Tyler Reddick (23XI Racing): 2023 pontos
- William Byron (Hendrick Motorsport): 2022 pontos
- Ryan Blaney (Team Penske): 2018 pontos
- Denny Hamlin (Joe Gibbs Racing): 2015 pontos
- Chase Elliott (Hendrick Motorsport): 2014 pontos
- Brad Keselowski (RFK Racing): 2008 pontos
- Joey Logano (Team Penske): 2007 pontos
- Austin Cindric (Team Penske): 2007 pontos
- Daniel Suárez (Trackhouse Racing): 2006 pontos
- Alex Bowman (Hendrick Motorsport): 2005 pontos
- Chase Briscoe (Stewart-Haas Racing): 2005 pontos
- Harrison Burton (Wood Brothers Racing): 2005 pontos
- Ty Gibbs (Joe Gibbs Racing): 2004 pontos
- Martin Truex Jr. (Joe Gibbs Racing): 2004 pontos
Calendário dos playoffs da Nascar
Confira a programação das corridas que definem o campeão da temporada 2024 da Nascar Cup Series:
Primeira fase (16 pilotos, 2000 pontos)
- 8 de setembro: Atlanta 400
- 15 de setembro: Watkins Glen
- 21 de setembro: Bristol
Segunda fase (12 pilotos, 3000 pontos)
- 29 de setembro: Kansas City 400
- 6 de outubro: Talladega 500
- 13 de outubro: Charlotte 400
Terceira fase (8 pilotos, 4000 pontos)
- 20 de outubro: Las Vegas 400
- 27 de outubro: Homestead 400
- 3 de novembro: Martinsville 500
Finalíssima (4 pilotos, 5000 pontos)
- 10 de novembro: Phoenix (Nascar Cup Series Championship Race)