A votação para a Bola de Ouro da temporada 2023/2024 gerou revolta dos brasileiros, e do Real Madrid, após o atacante Vinícius Júnior perder o prêmio para o espanhol Rodri, do Manchester City.
O Real Madrid boicotou a cerimônia após saber que Vini não ganharia o prêmio. O brasileiro também não aprovou a decisão em uma publicação nas redes.
A eleição da revista francesa “France Football” é uma das mais tradicionais do futebol, sendo feita de 1956. Ela, inclusive, já foi dada em parceria com o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa, entre 2010 e 2015.
Entenda como é a eleição da Bola de Ouro
- O “Ballon s’Or” é decidido primeiramente com uma lista dos 30 melhores jogadores da temporada elaborado pela revista. Depois disso, jornalistas dos 100 países mais bem colocados no ranking da Fifa fazem suas listas de Top-10.
- O primeiro colocado de cada eleitor ganha 15 pontos, e os seguintes 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente. Leva a Bola de Ouro quem tiver a maior pontuação na soma final.
- Os critérios que a revista pede para os jornalistas levarem em consideração são desempenho individual na temporada, títulos coletivos e imagem pública do jogador, dentro e fora do campo - como atos de “fair play” e ações sociais.
- O narrador Cléber Machado é o representante brasileiro na votação.
Por que Vinícius Júnior não ganhou a Bola de Ouro
Segundo o editor-chefe da revista “France Football”, Vicent Garcia, a presença de muitos jogadores do Real Madrid no top-10 pode ter prejudicado o brasileiro, já que eles provavelmente tiraram pontos do Vini, caso algum jornalista achou o colega mais importante do que ele no real. Bellingham e Carvajal também ficaram no top-5 da premiação.
O jornalista Bruno Porzio, de El Salvador, por exemplo, disse que nem votou em Vini no top 10, afirmando que ele não tem fair play (um dos critérios da votação) e só joga em uma região do campo.
Quem foram os vendedores da Bola de Ouro em 2024
- Rodri - Manchester City
- Vinicius Júnior - Real Madrid
- Jude Bellingham - Real Madrid
- Daniel Carvajal - Real Madrid
- Erling Haaland – Manchester City
- Kylian Mbappé – Real Madrid
- Lautaro Martínez – Inter de Milão
- Lamine Yamal - Barcelona
- Toni Kroos - Real Madrid
- Harry Kane - Bayern
- Phil Foden - Manchester City
- Florian Wirtz - Bayer Leverkusen
- Dani Olmo - Red Bull Leipzig e Barcelona
- Ademola Lookman - Atalanta
- Nico Williams - Athletic Bilbao
- Granit Xhaka - Bayer Leverkusen
- Federico Valverde - Real Madrid
- Emiliano Martínez - Aston Villa
- Martin Ødegaard - Arsenal
- Hakan Çalhanoğlu - Inter de Milão
- Burayo Saka - Arsenal
- Antonio Rüdiger - Real Madrid
- Rúben Dias - Manchester City
- William Saliba - Arsenal
- Cole Palmer - Chelsea
- Declan Rice - Arsenal
- Vitinha - PSG
- Alejandro Grimaldo - Bayer Leverkusen
- Mats Hummels - Borussia Dortmud e Roma e Artem Dovbyk - Dnipro, Girona e Roma