Quem foi bem, quem desapontou? Veja como os times da Série B foram nos estaduais

Quatro times da Série B já foram campeões em 2023 e mais dois estão nas decisões estaduais; veja um balanço

Por Allan Brito

O Brasileirão Série B de 2023 começa nesta sexta-feira (14), mas quase todos os times já disputaram os campeonatos estaduais e tiveram uma temporada agitada, com bons e maus momentos, que podem afetar a disputa nacional.

O desempenho varia bastante. Tem times que foram campeões, como Atlético-GO, CRB, Criciúma e Ponte Preta. Mas a maioria decepcionou no começo do ano, sem passar nem da primeira fase, a exemplo de Guarani, Londrina e Vitória.

Ter bom desempenho no estadual nem sempre significa que o time vai fazer uma boa Série B. E também é possível começar mal o ano, mas ter um final feliz. Observar o desempenho dos estaduais serve para entender o momento de cada time neste início da Série B.

Veja um resumo do início da temporada 2023 dos times da Série B e mais informações sobre o desempenho de cada clube.

Melhores times da Série B nos estaduais

Criciúma, Atlético-GO e CRB foram campeões na elite dos estaduais. A Ponte Preta foi campeã na segunda divisão. Sport e ABC estão nas finais.

Botafogo-SP e Ituano conseguiram boas campanhas no difícil Campeonato Paulista. E o Novorizontino atingiu o objetivo de subir na segunda divisão.

Piores times da Série B nos estaduais

Guarani, Mirassol, Londrina, Juventude, Tombense e Vitória foram as principais decepções por não passarem da primeira fase. 

Avaí, Chapecoense e Vila Nova caíram nas quartas de final de seus estaduais. O Sampaio Corrêa era favorito no Maranhão, mas ficou fora até da final. 

Já o Ceará até chegou na decisão, mas perdeu para o rival Fortaleza.

ABC

Chegou na final do Campeonato Potiguar com a melhor campanha. Vai enfrentar o rival América-RN.

Atlético-GO

Foi campeão goiano após derrotar o Goiás nos pênaltis. Antes eliminou Iporá e Aparecidense, além de terminar a primeira fase em 2º lugar.

Avaí

Terminou a primeira fase do Campeonato Catarinense em 5º lugar e foi eliminado nas quartas de final, em duelo contra o Criciúma, nos pênaltis. Depois o Criciúma foi campeão.

Botafogo-SP

Conseguiu se classificar para o mata-mata do Campeonato Paulista em um grupo que tinha RB Bragantino, Santos e Inter de Limeira. Mas foi eliminado pelo Bragantino nas quartas de final.

Ceará

Perdeu a final do Campeonato Cearense para o rival Fortaleza. Sofreu derrotou no primeiro jogo e empatou na partida decisiva.

Chapecoense

Ficou em 2º lugar na primeira fase do Catarinense, mas foi eliminado pelo Barra nas quartas de final, após duas derrotas.

CRB

Foi Campeão Alagoano de forma invicta, com duas vitórias sobre o ASA na final. 

Criciúma

No ano em que voltou pra elite do Campeonato Catarinense, o Tigre terminou a 1ª fase em 4º lugar e cresceu no mata-mata, com grande apoio da torcida. Derrotou Avaí, Hercílio Luz e, na final, bateu o Brusque nos dois jogos.

Guarani

Foi eliminado na 1ª fase do Campeonato Paulista. Ficou em último lugar em um grupo que tinha São Paulo, Água Santa e Mirassol.

Ituano

Começou mal no Campeonato Paulista, mas na última rodada conseguiu se classificar para o mata-mata, em um grupo que tinha Corinthians e os rebaixados São Bento e Ferroviária. Depois ainda eliminou o Timão nos pênaltis, mas na semifinal perdeu para o Palmeiras, que foi campeão.

Juventude

Terminou a primeira fase do Campeonato Gaúcho em 5º lugar, então não conseguiu disputar as semifinais.

Londrina

O Londrina correu risco de ser rebaixado no Campeonato Paranaense. Terminou em 10º lugar, eliminado na primeira fase.

Mirassol

Foi eliminado na 1ª fase do Campeonato Paulista em um grupo que tinha São Paulo, Água Santa e Guarani.

Novorizontino

Disputou a segunda divisão do Campeonato Paulista e conseguiu o acesso, pois chegou na final, mas perdeu o título para a Ponte Preta.

Ponte Preta

Disputou a segunda divisão do Campeonato Paulista, sobrou desde a 1ª fase, conseguiu o acesso e depois foi campeã, levantando um título que não vinha há mais de 50 anos.

Sampaio Corrêa

Não conseguiu sequer disputar a final do Campeonato Maranhense. Perdeu a final do 1º turno para o Maranhão. E depois foi eliminado pelo rival Moto Club na semifinal do 2º turno.

Sport

Fez a melhor campanha da 1ª fase do Campeonato Pernambucano e depois chegou na final, eliminando o Petrolina. Vai disputar a decisão contra o Retrô.

Tombense

Foi eliminado na 1ª fase do Campeonato Mineiro, pois ficou em 2º lugar em um grupo que tinha Cruzeiro, Democrata GV e Ipatinga.

Vila Nova

Terminou a 1ª fase do Campeonato Goiano em 3º lugar, mas foi eliminado pelo Anápolis no mata-mata.

Vitória

Mais uma vez o Vitória foi eliminado na primeira fase do Campeonato Baiano. Dessa vez o time ficou em 6º lugar e não disputou a semifinal da competição.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.