Na última terça-feira, 19, o COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou que atletas russo e belarrusos não vão participar da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris que começam em julho. Decisão foi anunciada após o primeiro dia de reuniões do Conselho Executivo do COI em Lausanne, na Suíça
Segundo a entidade máxima, ficou entendido que parada é destinada as delegações que serão representadas ao longo da competição, o que não é o caso desses atletas que estarão presentes como neutros individuais, por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia.
“A decisão foi unânime. A lógica é muito clara para nós. Atletas neutros individuais vão competir como indivíduos, e a parada da abertura é um desfile para delegações e times. Eles não estarão em nenhuma delegação”, disse James MacLeod, diretor do COI para relações com os comitês olímpicos nacionais.
COI se baseou nos precedentes de Barcelona 1992. Naquele ano, os atletas da Iugoslávia competiram como neutros e também não participaram da Cerimônia de Abertura. No entanto, os russos e belorussos poderão estar nas margens do Rio Sena para assistirem ao evento.