Liga Forte segue com mais times na Série A, mas Libra diminui diferença

Rebaixamento do Athletico-PR e acesso do Santos determinaram mudança no Brasileirão

Athletico-PR, da LFU, foi rebaixado em jogo contra o Atlético-MG, da Libra
Pedro Souza / Atlético

Os quatro times que foram rebaixados no Campeonato Brasileiro possuem algo em comum: todos fazem parte da LFU (Liga Forte União), uma das ligas formadas para negociar direitos de transmissão. Já o Santos, que subiu, faz parte da Libra, a outra liga de clubes, que agora tem 9 representantes na Série A.

Os clubes tentaram se unir para criar uma liga e organizar o Brasileirão a partir de 2025, mas não chegaram a um consenso. Com isso foram criados dois grupos para negociar apenas os direitos de transmissão, que agora são dos times mandantes.

Na Série A de 2024, 12 times faziam parte da LFU, enquanto 8 eram da Libra. 

Mas os quatro rebaixados são da LFU: Athletico-PR, Atlético-GO, Cuiabá, Criciúma.

Na Série B, três times da LFU subiram: Ceará, Sport e Mirassol. Mas o Santos faz parte da Libra.

Então mudou a contagem: agora 11 times são da LFU e 9 são da Libra.

Times da LFU na Série A: Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Mirassol, Juventude, Sport e Vasco.

Times da Libra na Série A: Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vitória.

A Libra fará as transmissões nos canais da Rede Globo, inclusive Sportv e Premiere. 

Já a LFU transmitirá jogos na Record, Cazé TV e PrimeVideo. A liga do time mandante vai determinar onde passará cada jogo a partir de 2025.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.