Quais os 9 melhores tênis para corrida de 2023 em diferentes categorias

Vale dizer que o melhor tênis é aquele que se adapta aos seus pés e atende às suas necessidades

Conheça as melhores marcas e modelos para praticar a corrida de rua
Divulgação

Em nosso último encontro, trouxemos os pontos de observação para escolha do seu tênis perfeito de corrida. E hoje, eu, Cacá Filippini, trago aqui no Nosso Corre os melhores tênis de corrida que usei em 2023, por categoria. 

Categoria Iniciante

Skechers GO RUN Ride 11™

Skechers GO RUN Ride 11™ (Foto: Divulgação)

A Skechers é uma marca americana. O primeiro modelo da marca foi comercializado no Brasil em meados de 2014. Mas, embora a marca complete 10 anos de presença nacional em 2024, há muitos corredores brasileiros que ainda não a conheçam.

No DNA da marca está a criação de calçados minimalistas, acessíveis, leves e altamente flexíveis. O que é pouco aproveitado, principalmente por quem está começando a correr e fica muito preso às marcas conhecidas e sugestões de corredores mais experientes, que não gostam de drop baixo, uma característica dos tênis de corrida Skechers

O GO RUN Ride 11™ é leve e flexível. Uma vantagem se comparado às outras marcas que oferecem opções mais pesadas para os iniciantes. Meu modelo, 37Br, pesa apenas 233g. No quesito entressola, não é dos modelos com maior amortecimento. Alguns especialistas dizem que corredores acima de 80kg devem buscar por outras opções no mercado. A palmilha Skechers Arch Fit® literalmente abraça os pés, o que proporciona mais estabilidade na hora da passada. Somado a isso, o solado Goodyear® entrega uma ótima tração e durabilidade ao calçado. De modo geral, eu, particularmente, tenho ótimas experiências ao correr com esse tênis.

O único ponto que desagrada, não apenas a mim, como muitos outros corredores, é a sensação de aquecimento que tenho nos pés. Mesmo que o cabedal seja considerável respirável, bem como as palmilhas, bastam poucos passos para eu sentir os pés mais quentes. Mas, de um modo geral, tenho tranquilidade em dizer que vale o investimento!

Para fechar, mais alguns dados técnicos: 
Peso: 233g (Feminino - 38Br)
Drop: 6mm
Material: têxtil
Lavável à máquina

Adidas ADIZERO SL

Adidas ADIZERO SL (Foto: Divulgação)

Projetado para impulsionar os corredores ao próximo passo, o tênis apresenta um nível de corrida de elite com um custo-benefício acessível. O modelo traz a bandeira “democratização”, aproveitando tecnologias inovadoras da franquia ADIZERO, que já auxiliou os melhores corredores do mundo a baterem recordes mundiais nos últimos anos.

Mas não se empolgue achando que terá todo o amortecimento dos modelos mais caros da franquia ADIZERO. Embora a estrutura ultraleve da entressola Lightstrike EVA garanta um bom amortecimento, os corredores com mais km na conta estranham a pisada mais seca e dura já nos primeiros passos. Então, podemos dizer que é um excelente modelo para iniciantes que queiram investir em um tênis para provas de 5 ou 10k.

Em resumo, sabe aquele tênis para quem está começando comprar sem medo? Esse é o ADIZERO SL!

Resumo técnico:
Peso: 218g (Feminino - 37Br)
Drop: 8,5mm
Material: solado de borracha e cabedal feito com pelo menos 50% de conteúdo reciclável; parte de malha elástica, reciclada

Categoria Bota pra Correr

ON Cloudmonster

ON Cloudmonster (Foto: Divulgação)

O modelo Cloudmonster, da marca suíça ON, bem queridinha pelos corredores mundo a fora, tem feito um barulho aqui no Brasil. Tive a oportunidade de fazer um ciclo completo de meia maratona em Aracajú e me surpreendi bastante com a propulsão que o tênis proporciona durante a corrida. Em resumo, diria que este modelo te obriga a correr. Você sente a inclinação para a frente em cada passada, uma espécie de “boost” adicional – resultado da super espuma Helion combinada com a tecnologia exclusiva Speedboard, que oferecem arranques fortes e força para seguir em frente.

Apelidado como “Monstro do Amortecimento” por alguns especialistas em tênis de corrida, tem a entressola CloudTec® feita de pequenos tubos abertos ou bolsas de borracha que são projetadas pra absorver o impacto a cada passada. Logo, te colocam na posição para uma decolagem explosiva. 

Características técnicas desse tênis minimalista: 
Peso: 226g (Feminino - 37Br)
Drop: 6mm
Material: 80-85% poliéster reciclado

Ponto de atenção: o tênis tem uma forma mais justa, por isso, vale calçá-lo antes de efetuar a compra. E para corredores de pés mais quentes, esse modelo pode causar um estranhamento, já que tem menor respirabilidade que outros modelos de tênis de corrida. 

Categoria Velocidade

ON Cloudflow 4

ON Cloudflow 4 (Foto: Divulgação)

Para quem prefere modelos com menos amortecimento, mas ainda assim bastante responsivos, o ON Cloudflow 4 é uma boa pedida. 

O tênis foca mais na velocidade. Com a tecnologia Speedboard® de mescla de nylon, o modelo é bem mais leve que o Monster e a sensação de propulsão é ainda maior a cada pisada. Outro ponto positivo é o aumento da respirabilidade do cabedal, feito em tecido ultraleve.

Vamos as demais características técnicas:
Peso: 210g (Feminino - 37Br)
Drop: 8mm
Material: 25% poliéster e 75% materiais reciclados

Categoria Pau pra Todo Treino

Skechers GO RUN Pulse™ - Tourista

Skechers GO RUN Pulse™ - Tourista (Foto: Divulgação)

Para contrapor o modelo citado anteriormente, o GO RUN Pulse é aquele tênis BBB (bom, bonito e barato). Com uma média de preço entre R$ 500 e R$ 600, o calçado é leve, macio, confortável e responsivo. 

A combinação do amortecimento com a tecnologia 5GEN da entressola e de impacto Ultra flight é fácil de sentir a cada transição de passo. Eu confesso que me surpreendi. Por ter um cabedal mais largo, o tênis se ajusta bem aos pés e não é nem de longe aquele modelo que você quer arrancar assim que seu treino termina.  

Se você está procurando aquele “upgrade pau pra todo treino” sem gastar muito, esse tênis é para você!

Um ponto de atenção que ainda persegue os tênis de corrida da Skechers é o quesito durabilidade da sola. Mas já temos visto modelos mais atuais, batendo 1 mil km de rodagem. 

Em adição, vamos a parte técnica:
Peso: 220g (Feminino - 38Br)
Drop: 6mm 
Material: Têxtil 

Categoria Amortecimento

Asics Nimbus 25

Asics Nimbus 25 - Tourista (Foto: Divulgação)

Sabe aquele tênis que te dá a sensação de correr nas nuvens? Esse é o Asics Nimbus 25, um verdadeiro avanço em termos de amortecimento e conforto para corredores. Me arrisco em dizer que é para corredoras, uma vez que muitas mulheres gostam do amortecimento que o tênis proporciona. 

Nele tenho sensação de leveza, transição suave entre as passadas e estabilidade. Confesso que, de cara, estranhei a altura do solado e achei um pouco mais pesado do que os modelos que eu usava, mas durante a corrida, ambos passaram despercebidos e o conforto transbordou a cada treino. 

É um tênis recomendado aos corredores em sobrepeso e para o uso durante os ciclos de treinamento para meia ou maratona, já que o alto amortecimento preserva a musculatura.

Um ponto bastante positivo para mim é que estamos falando também de um produto com uma pegada ecológica. O amortecimento FF BLAST™ PLUS ECO deste tênis cria uma experiência mais macia, leve e com menos impacto no meio ambiente. Pelo menos 75% do principal material do cabedal é feito a partir de conteúdo reciclado para reduzir os resíduos e emissões de carbono. A palmilha OrthoLite™ X-55, para mais conforto, é confeccionada com uma solução de tingimento que reduz o uso de água em 33% e a emissão de carbono em 45% quando comparada às técnicas convencionais.  

Sobre a parte técnica:
Peso: 241g (37Br)
Drop: 8mm
Material: entressola 24% material ecológico e cabedal 75% reciclável

Categoria Estabilidade

ASICS GEL-Kayano™ 30 (Foto: Divulgação)

Ao acumular três lesões entre os quadris e glúteos, me deparei com esse modelo conhecido pela estabilidade e pude comprovar que o ASICS GEL-Kayano™ 30, que possui a exclusiva tecnologia 4D Guidance System™, proporciona estabilidade adaptável, dando suporte e passadas mais equilibradas.

Para rodagens diárias, o tênis atente muito bem. Porém, um ponto de atenção vai para a forma, que é menor. Assim, recomendo fortemente que escolha um número maior que o seu. 

Vale também dizer que é um tênis desenvolvido para atender aos corredores com pisada pronada, aquela em que o pé tende a virar para dentro no momento de tocar o solo durante a corrida - de forma bem simplista, o dedão é o primeiro a tocar no chão. Como no meu caso tenho uma discreta caída, o Kayano 30, caiu como uma luva.

Dos dados técnicos, temos:
Peso: 267g (Feminino - 38Br) e 318g (Masculino - 41Br)
Drop: 10mm
Material: Pelo menos 75% do cabedal é confeccionado com materiais reciclados
Vegan Friendly

Categoria Custo-benefício 

Olympikus Corre 3

Olympikus Corre 3 (Foto: Divulgação)

Embora, tenhamos dito que o modelo da Skechers seja uma excelente opção custo-benefício para iniciantes, o modelo Olympikus Corre 3 é, na minha e em muitas outras avaliações, o tênis de corrida que tem o pacote completo, com melhor custo-benefício de 2023.

O tênis, que foi desenvolvido pela marca brasileira Olympikus, tem se mostrado cada vez melhor a cada nova edição. Considerado sucesso de vendas, o modelo é um queridinho dos corredores noturnos, com seus detalhes reflexivos bem destacados. Outros itens que também agradam muito é a respirabilidade de todo o cabedal e a leveza do calçado.

Para os amantes do amortecimento, o modelo fica devendo. Apesar de ser o calçado de maior amortecimento da Olympikus, é considerado “intermediário” quando comparado a outros. 

A estabilidade ainda está em processo de acertos. O cabedal é bastante maleável e abraça bem o pé. Porém, sua forma é ampla, o que por muitas vezes dá a sensação de “pé sambando” no tênis. Em adição, a amarração do tênis para corredores mais velozes, também ainda precisa de ajustes, assim como o retorno de energia.

Mas, de um modo geral, eu que conheci o Corre 1, hoje coloco no pé um tênis muito bom, com um investimento que considero justo! Uso meu Corre 3 em rodagens no asfalto e não sinto a necessidade de tirar o tênis após o treino devido a desconfortos comuns que ocorrem com tênis mais tecnológicos e que custam 4 vezes mais. É aquele modelo bom na corrida, na academia e até no lifestyle

Informações técnicas:
Peso: 197g (Feminino - 37Br) e 243 (Masculino - 41)
Drop: 8mm
Material: têxtil 

Categoria Surpresa 2023

Saucony Triumph 20

Saucony Triumph 20 (Foto: Divulgação)

A marca norte-americana, que faz parte do cenário de corrida de rua americano desde o início da prática, vem conquistando fãs aqui no Brasil desde sua chegada. E em 2023 eu me juntei a esse grupo tão logo participei da Maratona de Jerusalém e tive a oportunidade de conhecer a marca bem de perto. 

De maneira geral, pode-se dizer que os tênis Saucony se adaptam a todos os corredores, pois permitem movimentos naturais dos pés de cada um. Ideal para treinos longos ou regenerativos.

A tecnologia POWER RUN+ compõe a entressola do TRIUMPH20, com uma espuma leve e macia que proporciona um alto amortecimento. E além de reduzir o peso do calçado, o item melhora a responsividade a cada passada. A amarração desse tênis também merece destaque, pois possibilita melhor ajuste e dá maior segurança aos pés. Como resultado, sinto uma corrida bastante estável e amortecida por todo o percurso. 

Um ponto de atenção é em relação à numeração. No meu caso, optei por um número a mais que o meu casual, para mais conforto. 

Na parte técnica temos:
Peso: 239g (Feminino – 38 Br) 
Drop: 10mm
Material: Têxtil

Vale dizer que o melhor tênis é aquele que se adapta aos seus pés e atende às suas necessidades. Para fazermos essa lista por categoria, consideramos 9 marcas e 19 modelos diferentes de tênis usados em treinos e provas ao longo de 2023. Se quiser saber mais sobre cada modelo, clique aqui.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.