Nosso Corre

Descubra quais são os 10 melhores lugares para correr em São Paulo

São Paulo oferece uma variedade de opções para os corredores desfrutarem de treinos ao ar livre, em meio à natureza ou no coração da cidade

Nosso Corre

Cacá Filippini é comunicadora e maratonista engajada em saúde, bem-estar físico, mental e esporte. Mãe de dois filhos biológicos e de dois que a vida a presenteou através de seu marido, forma uma família cheia de diferentes desafios etários, que vão da maternidade de um universitário até o dia a dia de uma criança especial. Como uma mulher REAL com muita história de superação, Cacá se divide em universos femininos ligados à maternidade, ao ser mulher 40+, aos desafios do corre diário de quem precisa equilibrar a vida e claro, das maratonas que corre pelo mundo.

Descubra quais são os 10 melhores lugares para correr em São Paulo
Canva

Não é novidade que a corrida ganha cada vez mais adeptos por aí. Mas, muitas vezes, os corredores se veem no grande desafio de encontrar um local para correr ao ar livre. 

Pensando nisso, o #NossoCorre preparou uma lista de excelentes locais em São Paulo para os amantes da corrida. São desde parques urbanos, trilhas naturais até o ‘point’ de corredores paulistas e paulistanos. 

Independentemente do seu nível de habilidade ou preferência, São Paulo oferece uma variedade de opções para os corredores desfrutarem de treinos ao ar livre, em meio à natureza ou no coração da cidade. E aqui, trouxemos apenas alguns. 

Lembre-se de sempre respeitar as regras do parque e da pista, e divirta-se explorando esses ótimos lugares para correr em São Paulo!

1. Parque Ibirapuera

Um dos parques mais famosos e populares da cidade, o Parque Ibirapuera oferece uma pista de corrida pavimentada com cerca de 1,5 km ao redor do lago, além de trilhas e caminhos arborizados. Dependendo do caminho que você traça para realizar a volta, é possível chegar a 3 km facilmente. 

2. Parque Villa-Lobos

Localizado na zona oeste da cidade, o Parque Villa-Lobos possui uma pista de cooper pavimentada, além de trilhas para corrida e uma atmosfera tranquila e arborizada. Muitos corredores usam também as ruas arborizadas e com menos volume de carros, nos arredores do parque, para complementar seu treino. 

3. Parque do Povo Mario Pimenta Camargo

Localizado no coração do bairro Itaim Bibi, o Parque do Povo atrai os moradores e trabalhadores da Vila Olímpia e Itaim com sua pista de quase 1,5 km, além de áreas gramadas e espaços abertos.

4. Parque do Trote

Inicialmente, criado para sediar as corridas de cavalos (por isso ‘trote’) no bairro da Vila Maria, zona norte de São Paulo, o parque foi tombado em 2004 e reaberto ao público em agosto de 2006. O Parque do Trote também é conhecido por ser o primeiro parque dirigido a deficientes físicos da cidade, tudo porque foi mantida a pista de corrida de cavalos e sua característica é um pouco maior em largura, o que facilita muito para quem tem mobilidade reduzida e para os corredores.

Vale dizer que a pista tem piso forrado de areia, camadas de terra roxa, pó de pedra e areia branca.  

5. Parque Linear Bruno Covas

Inaugurado em 2022, literalmente às margens do rio Pinheiros, o parque linear foi inicialmente pensado para os ciclistas, mas não demorou muito para se tornar destino de corredores também. O grande diferencial do Bruno Covas em relação ao Ibirapuera, por exemplo, é sua extensão, que contempla 8,2 km de Santo Amaro à ponte Cidade Jardim. Uma ótima opção para treinos mais longos e contínuos.

Mas atenção: devido a obras de expansão, alguns locais estão interditados ou com restos de obra na pista. 

6. Pista de Cooper do Parque do Carmo

Localizada na zona leste da cidade, a pista de cooper do Parque do Carmo oferece um ambiente tranquilo e arborizado para corridas, além de trilhas naturais para explorar.

7. Parque do Horto Florestal

A volta ao parque tem extensão de 2 km, mas as possibilidades são muitas, tanto em questão de superfície, quanto de trajetos. Correr no Horto possibilita um ganho de elevação de aproximadamente 50 m, com classificação de trajeto fácil.

O local recebe provas de corrida de rua de até 15 km, ou seja, as possibilidades de treino são muitas, além da experiência de estar em meio à natureza enquanto pratica a corrida.   

8. Trilha dos Macacos (Pico do Jaraguá)

Também na zona norte de São Paulo, para aqueles corredores que buscam desafios mais intensos e trilhas naturais, a Trilha dos Macacos, no Pico do Jaraguá, oferece uma experiência única, com vistas panorâmicas da cidade. São 4,6 km de trilha (ida) com ganho de 86 m e 261 m de descida.

9. Parque Ceret

Localizado no Tatuapé - Anália Franco, o parque é palco de muitas corridas da zona leste de São Paulo. O espaço, que conta com uma área total de 286 mil m2, oferece ampla estrutura para a prática esportiva e de atividades físicas, com duas pistas comuns: uma de asfalto, com 1,6 km e outra de terreno misto, com 2,2 km.  

10. Universidade de São Paulo – USP

O lugar mais ‘hype’ de São Paulo quando o assunto é treino de corrida, sem dúvida, é a USP, que reúne os corredores aos sábados pelas manhãs e praticamente todas as assessorias esportivas da cidade. É ali que os treinos mais longos são feitos, bem como os primeiros quilômetros corridos. 

As possibilidades de distâncias e ganhos de elevação variam bastante. E todos os corredores, independente das distâncias que corram, respiram o esporte, trocam experiências e se motivam. 

Mais notícias

Carregar mais