Mito ou verdade: confira 6 dúvidas frequentes de corredores de rua

Saiba o que é mito e o que é verdade sobre o mundo da corrida

Corridas de rua tiveram um aumento de 14% no número de organizadores de provas em 2023
Canva

Você é corredor, está pensando em começar ou simplesmente tem curiosidade sobre os segredos que cercam o mundo da corrida? Então prepare-se para embarcar em uma jornada de desvendamento de mitos e revelações incríveis que vão transformar a sua visão sobre essa prática tão apaixonante.

Em 2023, a corrida de rua foi uma das atividades físicas mais populares no mundo. De acordo com o relatório da Polar, líder mundial em ‘wearables’ e tecnologia de frequência cardíaca, a corrida representou 19% de todos os treinos monitorados pelos usuários Polar no mundo, e os corredores percorreram em média 7,8km por treino. 

Corrida em 2023

No Brasil, essa média de distância por treino ficou um pouco atrás, em 7,1km, mas ainda maior que nos anos anteriores. 

Com relação à distância de 42,195km da maratona, o tempo médio de conclusão entre os atletas foi de 4h e 10 minutos. 

E os top 5 perfis esportivos mais utilizados pelos usuários brasileiros foram (nessa ordem): treino de força, corrida, caminhada, corrida em esteira e ciclismo.

Média de distância por treino no Brasil ficou em 7,1km, um pouco atrás da média mundial (Foto: Reprodução)

Ainda vale dizer que foi constatado um aumento de 14% no número de organizadores de provas e de 15% no número de eventos realizados em relação ao mesmo período do ano passado. Em número de inscrições comercializadas, a alta foi ainda mais expressiva e ficou acima dos 20%.

Mitos e verdades

Com base nesses dados e nas principais dúvidas dos leitores, o Nosso Corre traz aqui alguns mitos e verdades sobre a corrida:

1. Mito ou verdade: correr é ruim para os joelhos?
Desvendamento: mito, com ressalvas.

Contrariando a crença popular, estudos científicos mostram que a corrida, se bem dosada, com calçados adequados e postura correta, pode fortalecer os joelhos e reduzir o risco de lesões. A chave está no equilíbrio e na moderação, além da atenção no fortalecimento muscular. 

2. Mito ou verdade: correr, melhora o humor?
Desvendamento: verdade pura! 

A corrida libera endorfinas, os famosos ‘hormônios da felicidade’, proporcionando uma sensação de bem-estar e reduzindo o estresse. Eu, Cacá Filippini, corredora desde 2002, digo que a corrida é a nossa dose natural de ânimo!

3. Mito ou verdade: corredores podem comer o que quiserem?
Desvendamento: nem tudo é permitido, seja na corrida ou na vida diária em si. 

Apesar da atividade física queimar calorias, a qualidade da alimentação importa. Comer de forma equilibrada é crucial para manter o desempenho e a saúde. Por isso, vale sempre buscar um profissional da nutrição para ajustar seu cardápio, lembrando que não há necessidade de restrições radicais, mas sim, um equilíbrio nas escolhas do que ingerir. 

4. Mito ou verdade: todos podem correr maratonas?
Desvendamento: verdade, com ressalvas. 

Qualquer pessoa pode correr uma maratona, mas a preparação é fundamental. Um treinamento consistente e orientado por profissional da educação física é extremamente importante para evitar lesões e garantir um desempenho incrível no grande dia. Além do mais, é necessário que um check-up médico seja realizado para assegurar a aptidão do corredor. 

5. Mito ou verdade: tênis caro melhora a performance?
Desvendamento: nem sempre ‘o melhor’ é melhor para você. 

Já falamos aqui que escolher o tênis certo é crucial, mas acumular pares sem necessidade pode ser um mito disfarçado. Um par adequado, substituído quando desgastado, é mais valioso do que uma coleção.

Vale dar aquela espiadinha na nossa seleção de tênis por categoria

6. Mito ou Verdade: correr é solitário e monótono?
Desvendamento: mito! 

Correr pode ser uma experiência social incrível. Participar de grupos de corrida, eventos e desafios online cria uma comunidade vibrante e motivadora. A monotonia fica para trás quando você está cercado por corredores inspiradores.

Atualmente, a corrida é uma das maiores comunidades do mundo, com eventos espalhados por todo o globo. Então, aproveite a oportunidade de ir além dos treinos solitários na esteira de casa. 

Chama a turma

Recentemente, tivemos uma nova edição da mais famosa prova de corrida de rua, a São Silvestre. Embora muitos chamem de maratona, já contei aqui para vocês que não, a São Silvestre não é uma maratona.

Mas essa é uma prova conhecida pela alegria e quantidade de pessoas que correm fantasiadas e em turmas. Uma excelente oportunidade para ter um objetivo na corrida e uma prova alvo. 

No estilo Xuxa e as paquitas, corredoras celebram a amizade na corrida de São Silvestre (Foto: Cacá Filippini)

Na última manhã de 2023, conheci uma turma bem animada de mulheres que se reúnem para celebrar a amizade, a alegria e a corrida. E que turma!!! No estilo Xuxa e as paquitas: a fisioterapeuta Charlene Fátima do Carmo, 37anos, a dona de casa Catia Cilene Thomazine Bovi, de 48, a dentista Katia Carrara, de 45, e as farmacêuticas Joceli Spadoto, 42, e Juliana Lima, 33, se juntaram à mãe da ‘Jú’, Maria Carolina Bueno de Campos, 51 anos, produtora rural que já havia corrido outra edição. Assim como dona Maria, a gerente de projetos de 47 anos, Marilu Rodrigues vencia a subida da Brigadeiro pela segunda vez. Já as corredoras Verônica Fraga, de 50 anos, que é profissional de educação física, e a auxiliar de cozinha de 54 anos, Maria Zuleide Quirino, completaram sua quarta edição. E para fechar o grupo, a veterana Vandressa Gonçalves da Silva, 39 anos, chefe de gabinete, colocava na conta sua oitava São Silvestre!

A turma que agitou a largada com muito ‘Ilariê’ era composta de diferentes perfis de corredoras e com um único objetivo: completar os 16km no último dia de dezembro e fechar o ano com muito suor e festa. Um objetivo que certamente as moveu não apenas naqueles quilômetros, mas também em treinos que antecederam o dia D. 

Por essa e outras histórias, podemos dizer que a corrida é mais do que um simples exercício físico. É uma jornada repleta de descobertas, superações, laços, boas histórias e muitas possibilidades. 

Bora aproveitar um novo ano inteirinho e ir um pouco mais além na corrida?

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.