Nosso Corre

Maratona de Tóquio abre o circuito 2024 das maiores do mundo; conheça a prova

Prova entrou para o Guiness Book também como a que mais entregou a six medal finisher

Nosso Corre

Cacá Filippini é comunicadora e maratonista engajada em saúde, bem-estar físico, mental e esporte. Mãe de dois filhos biológicos e de dois que a vida a presenteou através de seu marido, forma uma família cheia de diferentes desafios etários, que vão da maternidade de um universitário até o dia a dia de uma criança especial. Como uma mulher REAL com muita história de superação, Cacá se divide em universos femininos ligados à maternidade, ao ser mulher 40+, aos desafios do corre diário de quem precisa equilibrar a vida e claro, das maratonas que corre pelo mundo.

Maratona de Tóquio abre o circuito 2024 das maiores do mundo; conheça a prova
Divulgação

Foi dada a largada das maiores maratonas do mundo em 2024 com a abertura oficial da Tokyo Marathon 2024 nessa quinta-feira. O primeiro evento é a feira da maratona, local em que os corredores retiram seus ‘bib numbers’ (número de peito) e recebem os itens adquiridos no momento da inscrição, como a camiseta da prova.

Ali, muitos de nós também aproveitam para conferir as novidades do mercado ‘running’, repor estoques de produtos de uso habitual (geralmente com valores convidativos), além de fazer aquelas comprinhas ‘não planejadas’ diante de tantas opções de produtos do mundo todo pensados para a corrida. 

É durante esse período que antecede a maratona que alguns produtos são disponibilizados em edição limitada e despertam o desejo dos esportistas que estão visitando a feira.

Aqui no Nosso Corre já contamos para vocês que as principais maratonas são as chamadas majors, conjunto de seis corridas que reúnem os melhores atletas do mundo, além de corredores amadores. Na sequência de Tóquio, teremos Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York.

Confira as datas de cada uma:

  • Maratona de Tóquio 2024: 3 de março
  • Maratona de Boston 2024: 15 de abril
  • Maratona de Londres 2024: 21 de abril
  • Maratona de Berlim 2024: 29 de setembro
  • Maratona de Chicago 2024: 13 de outubro
  • Maratona de Nova York 2024: 3 de novembro

Vale dizer que a última edição da maratona de Tóquio foi marcada pela volta da participação de corredores do mundo inteiro após uma pausa forçada pela Covid-19, de 4 anos. Cancelada em 2020 e aberta apenas à elite em 2021, a prova foi realizada em 2022 só para residentes japoneses. 

Somada a isso, em 2023, a maratona de Tóquio entrou para o Guiness Book também como a prova que mais entregou a six medal finisher, medalha que premia os corredores que finalizam as seis maratonas do circuito das Majors. Com isso, alguns corredores voltaram para casa, inclusive, com uma medalha especial feita para comemorar o registro no Guiness Book. 

Assim como todas as maratonas majors, Tóquio traz seu próprio desafio aos corredores estrangeiros. Ou melhor, alguns desafios, no plural: logística (horas de voo), fuso horário e alimentação. Por isso, muitos brasileiros que se inscrevem para essa corrida chegam ao destino com antecedência de uma semana a 10 dias. 

Essa é a única prova do Circuito Majors, até então, no continente asiático, fato que faz com que seja um dos eventos atléticos mais importantes do continente, com centenas de milhares de candidatos.

A primeira edição da prova como conhecemos hoje aconteceu em 18 de fevereiro de 2007. 

Mas se você acha que 2024 não será tão espetacular quanto o último ano, não se engane. Dia 03 de março veremos dois campeões em ação: Sifan Hassan e Eliud Kipchoge.

A holenda Sifan Hassan, campeã este ano em Londres e Chicago, também está encarando a prova como uma preparação para os Jogos de Paris. Esta é apenas sua segunda maratona na carreira e ela já detém o segundo melhor tempo de maratona do mundo, com 2:13:44.

Já Eliud Kipchoge, 39 anos, atual recordista de percurso na maratona de Tóquio 2021 (2:02:40) e duas vezes campeão olímpico, detém hoje o segundo melhor tempo de maratona do mundo, com 2:01:09. O mais velho convidado da elite de maratonistas mundiais competirá lado a lado com corredores de 25 a 35 anos. Para sua 22ª maratona, realizou treinos em alta altitude - superior a 2.380m no Vale do Rifte do Quênia - e tem em Tóquio um caminho para a maratona olímpica de Paris, 2024. 

E aí, já pensou em percorrer as ruas em que o Japão antigo se encontra com a tecnologia de ponta, passando por templos centenários e arranha-céus ultramodernos?

Mais notícias

Carregar mais