Nosso Corre

Dicionário da corrida: conheça os principais termos

Aprenda alguns termos do esporte que vem conquistando cada vez mais adeptos

Nosso Corre

Cacá Filippini é comunicadora e maratonista engajada em saúde, bem-estar físico, mental e esporte. Mãe de dois filhos biológicos e de dois que a vida a presenteou através de seu marido, forma uma família cheia de diferentes desafios etários, que vão da maternidade de um universitário até o dia a dia de uma criança especial. Como uma mulher REAL com muita história de superação, Cacá se divide em universos femininos ligados à maternidade, ao ser mulher 40+, aos desafios do corre diário de quem precisa equilibrar a vida e claro, das maratonas que corre pelo mundo.

Dicionário da corrida: conheça os principais termos
Foto: Divulgação

Essa semana, o Nosso Corre, traz para vocês um pequeno dicionário da corrida, com os principais termos do esporte que vem conquistando cada vez mais adeptos. 

A corrida de rua é uma atividade esportiva muito popular por todo o mundo. Como todos os esportes, existem alguns termos importantes que você precisa conhecer para se envolver nessa atividade de maneira mais informada. Pensando nisso, preparei um pequeno dicionário da corrida, com algumas dessas palavras-chaves explicadas de forma simples:

1. Corrida de Rua: É uma competição esportiva na qual os participantes correm em estradas e ruas, geralmente em distâncias pré-determinadas. Confira mais sobre as distâncias, aqui

2. Corredor: A pessoa que participa da corrida. Os corredores variam em níveis de habilidade, desde iniciantes até corredores profissionais. De modo geral, chamamos também de atleta amador.

3. Percurso: O caminho ou trajeto da corrida, que pode variar em distância, terrenos e locais. Algumas corridas são em áreas urbanas, enquanto outras ocorrem em trilhas na natureza e ganham o nome de “trail run” (corrida em trilha na tradução livre). 

4. Distância: A quantidade de quilômetros que você vai correr na corrida. As corridas de rua variam em distâncias, desde 5 km (5 quilômetros) e não se limitam às maratonas, que têm 42,195 km.

5. Largada: O ponto de início da corrida, onde todos os corredores se reúnem antes de começar a correr. A largada pode acontecer por pelotões de largada, que são grupos divididos conforme a velocidade dos corredores. 

6. Chegada: O ponto de término da corrida, onde os corredores completam a distância e recebem suas medalhas ou prêmios. Em geral, todas as provas de corrida premiam os corredores que finalizam o percurso com a chamada medalha finisher.

7. Cronometragem: O registro do tempo que cada corredor leva para completar a corrida. Isso é feito com relógios, chips ou sistemas eletrônicos.

8. Pace (pronuncia-se: /pêice/): A velocidade em que um corredor está correndo, geralmente medida em minutos por quilômetro. Por exemplo, um pace de 6 minutos por quilômetro significa que um corredor leva 6 minutos para correr 1 km.

9. Hidratação: Beber água ou bebidas esportivas durante a corrida para manter-se hidratado e energizado. Nas provas, chamamos de Pontos de hidratação os locais destinados á entrega de água ou isotônico aos participantes. 

10. Camiseta Técnica: Uma camiseta projetada especificamente para corrida, feita de materiais que absorvem o suor e mantêm o corredor seco e confortável. O mais comum e confortável é o Dry-fit, um tecido leve, de secagem rápida e bastante respirável. 

11. Número de Peito: Um número que os corredores usam durante a corrida para identificação. Ele geralmente é preso à camiseta e contém informações importantes como nome do corredor, quantidade de km que irá percorrer e pelotão de largada. Nas provas internacionais, o número de peito é chamado de BIB.

12. Estação de Abastecimento: São pontos ao longo do percurso onde os corredores podem pegar água, comida ou outros suprimentos para se manterem energizados.

13. Pelotão: Além da área de largada, destinada para os corredores que têm velocidade similar, é possível correr em grupo durante treinos e provas. Às vezes, correr em um pelotão pode ajudar a economizar energia devido à redução da resistência do ar, além de manter a motivação do corredor. Geralmente esse grupo é puxado por um corredor, que chamamos de coelho. Ele será responsável por ditar a velocidade e controlar o tempo do grupo. 

14. Sprint: Correr muito rápido em um curto trecho de uma corrida, geralmente para ultrapassar outros corredores ou terminar a corrida com força. É aquela ‘acelerada’ para recuperar o tempo ou para ultrapassar adversários.

15. Cronômetro: Um dispositivo usado para medir o tempo, muitas vezes usado para monitorar o tempo que você leva para completar a corrida. Em provas de corrida, os corredores usam o número de peito com chip. Esse dispositivo não deve ser jamais removido antes da prova, pois ele que rastreará toda sua corrida e é através dele que seus resultados serão computados. O chip e o número de peito são pessoais e intransferíveis. Para treinos, muitos corredores usam aplicativos específicos de monitoramento de corrida ou relógios monitores. Em breve falaremos mais sobre isso. 

Muitos são os termos que ouvimos e falamos enquanto estamos conversando sobre a corrida. Eu mesma, Cacá Filippini, corro desde 2002 e ainda me surpreendo com alguma palavra ou termo específico. Mas não se preocupe, você não precisa saber tudo para começar a correr e nem saber todos os termos para melhorar sua corrida. 

A cada novo encontro aqui no Nosso Corre, eu descomplico a corrida para você!

Mais notícias

Carregar mais