Correr está na moda?

A facilidade de acesso, os benefícios para a saúde e o aspecto social têm impulsionado a prática

Por Cacá Filippini

Correr é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a saúde cardiovascular, queimar calorias e liberar endorfina (Foto: Divulgação)

Já não é mais novidade para ninguém que nos últimos ano, a corrida se consolidou como uma das atividades físicas mais populares em todo o mundo. A facilidade de acesso, os benefícios para a saúde e o aspecto social têm impulsionado essa prática, fazendo com que correr se torne uma verdadeira tendência, não apenas no Brasil, mas uma tendência global!

O crescimento global da corrida

De acordo com uma pesquisa da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), a corrida ao ar livre é uma das atividades físicas mais praticadas, com milhões de pessoas ao redor do mundo aderindo ao esporte. Um estudo realizado em 2019 pela Statista estima que até 2029 sejam vendidos 4,2 milhões de pares de tênis de corrida. Não à toa temos observado um movimento crescente das marcas esportivas em desenvolver produtos cada vez mais tecnológicos e que entreguem aos consumidores uma melhor experiência.

O número de corridas de rua em grandes cidades também disparou e segue atraindo milhares de corredores de todas as idades.

A Strava, em seu relatório anual Year in Sport’, destaca que a corrida continua sendo a atividade mais popular entre seus usuários, com um crescimento de 5% em 2023. Em acréscimo, a corrida é o esporte mais praticado entre os 120 milhões de atletas cadastrados no mundo, dado que reafirma que as pessoas estão adotando o hábito de correr, tanto para fins de saúde quanto para melhorar o desempenho físico. 

Motivos para a popularidade

  • saúde e bem-estar: correr é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a saúde cardiovascular, queimar calorias e liberar endorfina, promovendo uma sensação de bem-estar e combate ao estresse;
  • acessibilidade: a corrida exige pouco investimento em termos de equipamento. Um bom par de tênis é suficiente para começar;
  • cultura do ‘runner’s high’: muitos praticantes relatam uma sensação de euforia que ocorre após longas corridas devido à liberação de endorfinas. Esse efeito cria uma dependência positiva, fazendo com que os corredores voltem sempre em busca dessa sensação;
  • redes sociais: aplicativos de corrida, como Strava e Nike Run Club, transformaram o ato de correr em uma atividade social. Corredores agora compartilham suas conquistas, estabelecem metas e participam de desafios globais, criando uma sensação de comunidade.

Corrida em números

Dados da Associação Brasileira de Corridas de Rua (ABCR), São Silvestre e Ticket Sports mostram que o interesse por esse esporte realmente cresceu no Brasil. Em 2023, foram realizadas 150 mil corridas e houve um aumento de 13% no número de participantes em relação ao ano anterior. E esse número segue subindo, ano a ano. 

Hoje a estimativa é que existam 13 milhões de corredores aqui no Brasil.

Segundo a World Athletics, o número de mulheres em corridas também cresceu significativamente, com a participação feminina em maratonas e corridas de rua, ultrapassando a marca de 50% em diversos eventos nacionais e internacionais., confirmado também pela respeitável pesquisa State of running, com seus 50,24% de presença feminina nas provas de corrida de rua pelo mundo. 

No Instagram, 1,4 milhões de pessoas de todos os gêneros já fizeram algum post usando #maratona, número que cresce para mais de 4 milhões de publicações usando #running no TikTok.

Tendências futuras

Com a crescente conscientização sobre a importância da saúde física e mental, a corrida provavelmente continuará a crescer em popularidade. Inovações em calçados, tecnologia wearable e um foco crescente em saúde e bem-estar fazem com que correr seja mais do que uma moda passageira - é uma tendência global que veio para ficar!

A corrida, tanto como um esporte de alta performance quanto uma atividade recreativa, está profundamente enraizada na cultura de bem-estar moderno, refletindo uma busca por saúde, equilíbrio, pertencimento e conquistas pessoais.

Assim, podemos afirmar que correr não está mais na moda, já virou estilo de vida!

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.