Como começar a correr: 10 dicas valiosas para iniciantes

Treinador destaca a importância de realizar um check-up médico antes de começar a prática esportiva

Correr acompanhada te leva mais longe e te dá a impressão de que "passou mais rápido"
Diogo Brum/Brum Fotos

Uma das perguntas mais pesquisadas na internet quando o assunto é corrida é: como começar a correr?

Pensando em trazer mais dicas práticas, funcionais e descomplicadas, o Nosso Corre conversou com o educador físico, treinador e corredor amador César Augusto de Oliveira. O Césinha, como é conhecido no meio da corrida, conquistou em 2023 sua mandala Major na Maratona de Tóquio e coleciona bastante experiência como treinador de corrida na MPR, uma das maiores assessorias esportivas brasileira.

Acostumado a lidar com corredores iniciantes, intermediários e avançados, o treinador destaca a importância de realizar um check-up médico antes de começar a prática esportiva para garantir que esteja tudo bem e que a atividade seja segura. 

Confira abaixo 10 dicas valiosas para quem quer começar a correr:

  1. Começar qualquer esporte é difícil e demanda tempo. Tenha foco e não se cobre exageradamente. Coloque pequenos objetivos de curto prazo (até 6 meses), médio (até 2 anos), longo (até 5-10 anos). Isso te manterá motivado(a).
  2. No início, menos é mais! Comece devagar, não tenha pressa. E respeite seus limites. Não existe benefício sustentável a curto prazo.
  3. Se houver necessidade, volte alguns passos para trás para poder evoluir novamente. Treinar de 2 a 3 vezes na semana já está ótimo!
  4. Use roupas e tênis adequados para a prática da caminhada/corrida. “Isso não significa gastar ou ter o melhor, mas sim ter o mínimo de conforto sem gerar bolhas ou assaduras”, reforça o treinador maratonista.
  5. Chame amigos e parentes para treinar junto com você. Césinha lembra que pode ser um estímulo para ambos e uma motivação a mais para não faltar aos treinos. Eu, Cacá Filippini, confesso que por conta da minha agenda pouco vivencio a corrida em dupla ou em grupo, mas afirmo que, sem dúvida nenhuma, correr acompanhada te leva mais longe e te dá a impressão de que “passou mais rápido”. Experimente!
  6. Usar música pode ajudar e atrapalhar ao mesmo tempo, alerta o treinador. “A música ajuda como motivação, mas atrapalha pois não prestamos atenção a inúmeros detalhes que são importantes para evoluirmos”. Sendo assim, procure prestar mais atenção em si durante a corrida do que nas músicas.
  7. Não se esqueça de se hidratar bem sempre, mesmo durante seus treinos, alerta César. É importante entender que a água é nossa aliada na vida e no esporte e a desidratação, muitas vezes, não é percebida, mas pode causar muitos problemas e desconfortos. Ter câimbra, por exemplo, pode ser sinal de falta de água durante a prática esportiva.
  8. Já falamos e repetimos que correr não se trata apenas de calçar o tênis e sair correndo. “Sei que muita gente pensa que para correr melhor ou mais só basta correr. Mas não se esqueça que quem faz todo o esforço são seus músculos e eles precisam ser fortalecidos.”.
  9. Repense suas escolhas: uma boa alimentação, ou pelo menos tentar diminuir alimentos muito gordurosos, uso excessivo de açúcar e abuso nos refrigerantes te ajudarão a evoluir.
  10. Por fim, dicas de quem vos fala como corredora amadora e criadora do Nosso Corre: curta a sua corrida. Evolua de acordo com os seus resultados. Não se preocupe em avançar muito rápido. Foque no seu bem-estar e na sua saúde. Terminar um treino ou uma prova de corrida com o sorriso estampado no rosto e a certeza de que você está feliz com o que realizou é o mais importante. A corrida é o seu momento! Aproveite!

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.