Atualmente o Brasil tem dois campeões no UFC, Alex Poatan e Alexandre Pantoja. Mas além deles, outros brasileiros estão perto de disputar o título. Entenda as chances deles a seguir:
Charles do Bronx
Charles já foi campeão do peso leve, derrotou Michael Chandler recentemente e deve enfrentar o vencedor da luta entre Islam Makhachev e Arman Tsarukyan.
Virna Jandiroba
Virna derrotou Amanda Lemos recentemente e assumiu o 3º lugar no ranking peso palha. A campeã Weili Zhang vai enfrentar Tatiana Suarez em breve. Caso ela vença, deve encarar a brasileira na sequência.
Diego Lopes
Diego teve um crescimento meteórico no peso pena e está em 3º lugar no ranking. O campeão Ilia Topuria tem dito que vai migrar para o peso leve, então o caminho está aberto para Diego lutar pelo cinturão em breve. Falta definir o adversário.
Patrício Pitbull
Patrício é um dos melhores lutadores do peso pena no mundo, mas tem acordo com o Bellator. Ele pretende rescindir o contrato e assinar com o UFC em 2025. Caso isso aconteça, é provável que o brasileiro já chegue com moral para enfrentar os principais atletas da categoria. Com a provável saída de Topuria, aumentam as vagas na luta por cinturão. Um duelo entre Diego e Patrício não é impossível, por exemplo.
Deiveson Figueiredo
Atualmente Deiveson está no peso galo, mas admitiu que pode voltar ao peso mosca para enfrentar Alexandre Pantoja, que está praticamente sem adversário na categoria. Portanto podemos ter um combate de brasileiros valendo o cinturão.
Amanda Nunes
A Leoa está aposentada, mas indicou que pode voltar em 2025 e, caso isso aconteça, certamente ela já vai disputar algum cinturão. Ela tem rivalidade com Julianna Peña, atual campeã do peso galo, o que pode apressar o retorno de Amanda.
Caio Borralho
O "nerd" alcançou o 6º lugar do peso médio em grande estilo, mas a categoria está travada. O campeão Dricus Du Plessis vai enfrentar Sean Strickland no começo do ano. O vencedor deve encarar Khamzat Chimaev na sequência. Mas se lesões de última hora mudarem o cenário, Caio será cogitado para lutar pelo cinturão.
Natalia Silva
Natalia acabou de chegar no top 5 do peso mosca feminino. É jovem e promissora, mas tem outras lutadoras mais cotadas para enfrentar a campeão Valentina Schevchenko, como Manon Fiorot e Erin Blanchfield. Provavelmente a brasileira vai precisar de mais uma vitória para disputar o cinturão.
Carlos Prates
O "novo Anderson Silva" chegou com moral no ranking do peso meio-médio, mas ainda está longe do topo. Para lutar pelo cinturão em 2025, que hoje pertence a Belal Muhammad, ele precisaria vencer outra luta e contar com uma combinação de fatores.
Jailton Malhadinho
Jailton é o único dessa lista que tem luta marcada para 2025: vai enfrentar Serghei Spivac em 18 de janeiro, pelo peso pesado. Caso vença bem, poderá ficar cotado para disputar o cinturão. Mas antes os campeões Jon Jones e Tom Aspinall precisam entrar em acordo para uma luta.