Maconha, prisão e "revanche": conheça Jamahal Hill, rival de Poatan no UFC 300

Hill já derrotou 4 brasileiros e tem histórico de polêmicas no UFC

Por Allan Brito

O americano Jamahal Hill foi confirmado como adversário do brasileiro Alex Poatan em um dos eventos mais importantes do UFC nos últimos anos, o UFC 300, em 13 de abril. A luta entre eles valerá o cinturão dos meio-pesados. Aos 32 anos, Hill pode retomar o título, em uma carreira marcada por polêmicas e lutas contra brasileiros.

Começo de carreira

Até 2017 Hill preferia praticar outro esporte, o basquete. Depois focou nas lutas e começou a vencer no MMA profissional. Em 2019, após uma sequência de 5 vitórias em outras organizações de MMA, ele participou do Dana White's Contender Series, uma espécie de reality show que revela talentos para o UFC. Hill se destacou e assinou o primeiro contrato.

Maconha

Depois de estrear no UFC com vitória sobre Darko Stocic, Hill derrotou um brasileiro pela primeira vez na carreira. Mas a vitória contra Klidson Abreu foi anulada porque o exame antidoping detectou o uso de maconha.

Hill foi punido com 6 meses de suspensão e reclamou: "é estúpido, maconha não melhora o rendimento".

Vitórias contra brasileiros e título

Depois da suspensão, Hill derrotou Ovince St. Preux, perdeu para Paul Craig e voltou a vencer contra Jimmy Cute.

Na sequência veio uma sequência de lutas contra 3 brasileiros. Após superar Johnny Walker e Thiago Marreta, ele lutou pelo cinturão contra Glover Teixeira e venceu, em janeiro de 2023. Foi o último combate do ex-campeão Glover.

Lesão e prisão

Em julho de 2023, Hill revelou que sofreu uma lesão grave no tendão de Aquiles, enquanto jogava basquete. Como o período de recuperação era indefinido, ele teve que abrir mão do título, que depois foi conquistado por Alex Poatan.

Enquanto não voltava ao octógono, no final de 2023, Hill se envolveu em mais uma polêmica: ele foi preso por causa de uma agressão contra o irmão. Segundo relatório da polícia, ele deixou "danos graves", mas foi solto logo depois.  

"Revanche" contra Poatan

A luta entre Poatan e Hill terá um ar de revanche: primeiro porque Poatan é um amigo muito próximo de Glover, que foi derrotado por Hill no ano passado.  

Inclusive é provável que Glover esteja no octógono do UFC 300, como treinador de Poatan, pois ele fez isso na luta mais recente do campeão.

O confronto também pode ser uma "revanche" para os brasileiros em geral, afinal Hill já soma quatro vitórias contra os atletas tupiniquins (uma delas anulada pelo uso de maconha).

Luta ia acontecer no Rio de Janeiro

Depois que a luta entre Poatan e Hill foi marcada, o brasileiro contou que o combate ia ser marcado para o UFC Rio de Janeiro, em maio. Mas o UFC precisava de mais uma grande luta para o UFC 300 e convenceu Hill e Poatan a se enfrentarem antes.

Vídeo: Alex Poatan conquista cinturão do meio-pesado do UFC e faz história

Mais notícias

Carregar mais