Grave esse nome: Carlos Prates. Provavelmente você ainda vai ouvir falar dele muitas vezes. É um lutador que tem impressionado no UFC. Tem conquistado vitórias seguidas no peso meio-médio, já foi comparado com Anderson Silva e se consolidou como uma das maiores promessas do MMA brasileiro. Neste sábado, por exemplo, ele conseguiu um nocaute brutal. E além disso, Carlos também viralizou na internet por ser viciado em fumar.
O vício foi assumido pelo próprio Carlos em diversas entrevistas recentes. "Já fumei mais. Hoje, fumo um maço a cada dois dias, talvez três. Mas já fumei um maço por dia, um e meio”, disse ele à Ag. Fight.
Outros atletas fumam, em vários esportes, mas nem todos assumem assim. Carlos diz que toma todos cuidados para que esse vício não atrapalhe no desempenho. Ele alega que tem preocupação extra com a preparação física, pois "larga atrás" dos adversários nesse sentido.
Uma das minhas preocupações quando estou com luta marcada é o gás, o preparo físico, porque sei que fumo, então é um passo atrás dos adversários
E até agora os resultados estão favoráveis: Carlos tem 3 vitórias em 3 lutas no UFC, todas com nocautes brutais. Depois de derrotar Charlie Radtke, ele ganhou bônus da noite de melhor performance e recebeu essa notícia enquanto estava... fumando.
No UFC 305, após nocautear Li Jingliang, Carlos foi perguntado se já tinha fumado para comemorar. Ele mostrou um maço vazio, disse que não estava encontrando mais cigarros, pediu para os jornalistas e ficou sabendo que o preço era alto.
Naturalmente esses vídeos e entrevistas já viraram memes. Há quem brinque que Carlos derrota os adversários por nocaute só para voltar a fumar logo.
Técnico de Carlos Prates, Pablo Sucupira não aprova 100% essa postura de Carlos, mas entende: "Eu falo pra ele que fumar é um luxo. Tem que compensar esse luxo com trabalho duro. Então ele sabe que se ele cansar em uma luta, a culpa vai ser do cigarro. Então ele compensa isso com trabalho de preparo físico. Eu prefiro que não fume. Mas no final o que manda é o resultado. E se ele chegar no resultado da forma dele, eu respeito", disse Pablo em entrevista ao canal da academia Fighting Nerds, onde Carlos se prepara.
"Novo Anderson Silva"
Quando Carlos Prates se destacou no reality show "Contender Series", o chefão do UFC, Dana White, fez uma comparação de peso.
Suave. Calmo. Violento. Combinações absolutamente incríveis. Ele pode lutar com qualquer um. Do jeito que ele lutou hoje a noite, me lembra Anderson Silva 'das antigas', jovem e no auge
Quem viu a luta mais recente de Carlos Prates entendeu o comentário de Dana. O estilo dele realmente faz lembrar Anderson, por lutar com a guarda baixa muitas vezes e acertar golpes com uma precisão absurda. A frieza para esperar o momento certo do ataque também está lá. Alguns movimentos com as mãos são bem semelhantes. É impossível não comparar também.
Próximo passo
Ainda no octógono, Carlos Prates tentou escolher um adversário para a próxima luta: o americano Khaos Williams, que também gosta de lutar em pé e vem de duas vitórias seguidas.
É um combate que faz sentido. Mas Carlos está com tanta moral que merece um adversário mais conhecido. Talvez alguém do ranking. Afinal é fácil imaginar que ele estará entre os melhores do mundo em breve, com ou sem cigarro.