Lutadores não enfrentam amigos? UFC vive novamente essa antiga polêmica

No passado brasileiros já discordaram sobre enfrentar amigos; agora Dana White tem que lidar com o problema de novo

Merab Dvalishvili e Aljamain Sterling treinam juntos
Reprodução/ Instagram

O UFC voltou a viver um antigo problema, após o UFC Las Vegas 71. Merab Dvalishvili venceu e se tornou um dos principais nomes do peso galo, mas não quer enfrentar o campeão, Aljamain Sterling, porque os dois são amigos e treinam juntos.

É comum no UFC desde sempre: Muitos lutadores criam laços de amizade enquanto se preparam juntos na mesma academia e não querem duelar depois. Até os laços de nacionalidade podem servir de argumento para que lutas sejam recusadas. Dana White, chefão do UFC, não gosta disso, afinal quer combinar as lutas livremente. Mas teve que lidar com isso no passado, inclusive com brasileiros.

Anderson Silva, por exemplo, já criticou outros brasileiros que admitiam enfrentá-lo: "Jacaré é meu amigo, Lyoto é meu amigo, mas não falam o mesmo que eu. Quando eu falo com as pessoas da imprensa, eu digo que não vou lutar com Lyoto e Jacaré. Mas quando esses caras falam com a mídia, dizem 'eu lutaria'. Não gosto, porque estou treinando com Lyoto há um longo tempo, às vezes eu treino com Jacaré".

Wanderlei Silva concordava com Anderson e entrou em conflito com Vitor Belfort, que tinha outra visão: “O MMA é um esporte. Se você não quer enfrentar um amigo, é mais fácil não entrar na competição. Imagina se o Flamengo não fosse jogar com o Fluminense porque tem amigos nas equipes. Temos de quebrar esses paradigmas. Mas não julgo Wanderlei pelas atitudes, cada um tem suas escolhas”.

Dana White esperava ter se livrado desse problema. "Eu estava falando outro dia sobre isso. 'Que bom que não precisamos lidar mais com essa m... Lá atrás, no início de tudo, os camps eram tão pequenos que você não tinha muitas opções, então tínhamos um monte desses caras dizendo: ‘oh, ele é meu amigo’".

Merab Dvalishvili e Aljamain Sterling costumam fazer esses "camps" (períodos de treinamento) juntos, na academia Serra-Longo Fight Team. Por isso Dvalishvili já avisou que só vai lutar pelo cinturão caso Sterling o perca.  

Dana criticou essa postura: "Você pode ser amigo e querer o que o seu amigo quer. Seria uma péssima ideia para Merab Dvalishvili seguir esse caminho".

Nesse caso a possível solução tem nome, Henry Cejudo, que vai enfrentar Sterling no UFC 288. Caso Cejudo vença, provavelmente vai encarar Dvalishvili na sequência.  Dana White deve estar torcendo por isso. 

Vídeo: Jon Jones finaliza Gane no UFC 285 e conquista cinturão

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.