Poatan chega para o UFC 307 com muito favoritismo e dúvidas sobre futuro

Brasileiro tem falado com frequência sobre a possibilidade de mudar de categoria depois da luta contra Khalil Rountree

Poatan chega para o UFC 307 com muito favoritismo e dúvidas sobre futuro
Alex Poatan e Khalil Rountree
Jeff Bottari/Zuffa LLC

Alex Poatan nunca foi tão favorito em uma luta que vale cinturão. Em todos combates por título até agora, ele enfrentou atletas com um currículo de peso. Agora, no UFC 307, neste sábado (5), o brasileiro enfrentará Khalil Rountree, que tem poucas vitórias contra atletas de alto nível e está em 8º lugar no ranking do meio-pesado. Tamanho favoritismo levantou muitas questões sobre o futuro de Poatan.

O UFC organizou essa luta entre Poatan e Rountree pelo estilo dos lutadores: são dois strikers que devem fazer um combate em pé, de alto nível e dinâmico, do jeito que a maioria dos fãs de MMA gosta.  

Rountree não pode ser menosprezado. Tem uma bonita história de superação, pois perdeu o pai cedo e foi obeso na adolescência. E quando passou a lutar, antes de chegar no UFC, foi apontado como futuro campeão por Anderson Silva. A trajetória dele no UFC não foi regular, mas ele vem em boa fase, com 5 vitórias seguidas.

Porém, Poatan está no auge, se acostumou a fazer grandes lutas e tem mais recursos técnicos que Rountree. O favoritismo é tão grande que gerou um efeito curioso nos últimos meses: o principal assunto abordado por Poatan foi o futuro dele. Falou muito mais sobre lutadores de outras categorias do que sobre Rountree.

E qual será o futuro de Poatan?

Caso realmente derrote Rountree, Poatan tem três caminhos possíveis:

1. Ficar no peso meio-pesado e esperar o vencedor da luta entre Magomed Ankalaev e Aleksandar Rakic, que será neste mês, para defender o cinturão.

2. Subir para o peso pesado e esperar a luta entre o campeão Jon Jones e o veterano Stipe Miocic. É possível que ambos se aposentem após esse combate. Com isso, o campeão interino Tom Aspinall poderia ser um adversário de Poatan.

3. Descer para o peso médio, categoria em que Poatan já foi campeão. Atualmente Dricus Du Plessis tem esse cinturão, mas ele deve enfrentar Sean Strickland, amigo de Poatan, em breve.

Nesta semana Poatan mostrou uma tendência maior de ficar onde está: "Eu escolheria defender meu cinturão. Porque é preciso um trabalho planejado para reduzir o peso, e é preciso um trabalho planejado para subir também, mas estou perfeito para esta divisão”.

Mas anteriormente ele mesmo já mostrou muita vontade de enfrentar Du Plessis e também cogitou subir para o peso pesado, que lhe daria a chance de ser campeão em 3 categorias. Então não dá para dizer que alguma opção esteja descartada.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais