Islam Makhachev venceu a luta principal do UFC 284, no sábado (11), e se empolgou: "Não sou só o campeão. Sou o melhor lutador do mundo e estou muito feliz. Agora não vão me chamar só de campeão, mas de melhor lutador do mundo".
De fato a vitória de Makhachev foi muito relevante. Ele defendeu o cinturão dos pesos leves. O adversário era o australiano Alexander Volkanovski, campeão linear dos pesos penas, que estava lutando em casa, em Perth, na Austrália.
A vitória foi por decisão unânime dos juízes. Surgiram algumas contestações sobre o resultado, que partiram de outros lutadores e especialistas. Mas Makhachev não se importou: "Não importa como ganhei. Sou melhor do mundo. Estou muito feliz".
Makhachev diz que é o melhor do mundo principalmente por causa do ranking do UFC. Existe uma categoria "peso por peso", que reúne atletas de todas categorias. Volkanovski era o líder até este final de semana. O russo estava em segundo, mas agora ficará na frente.
O ranking do UFC é feito por votações de jornalistas e não tem influência direta nas escolhas das lutas. Mas tem relevância simbólica e explica a empolgação de Makhachev.
A atualização do ranking peso por peso não foi divulgada oficialmente. Até agora a lista está assim:
1. Alexander Volkanovski
2. Islam Makhachev
3. Leon Edwards
4. Kamaru Usman
5. Israel Adesanya
6. Alex Poatan
7. Aljamain Sterling
8. Charles do Bronx
9. Brandon Moreno
10. Jiri Procházka
11. Jon Jones
12. Dustin Poirier
13. Jamahal Hill
14. Robert Whittaker
15. Deiveson Figueiredo