Jake Paul, ex-youtuber que virou lutador de boxe, chamou atenção no último final de semana. Depois de derrotar Mike Perry, ele desafiou o brasileiro Alex Poatan, campeão meio-pesado do UFC, para uma luta de boxe. A ideia chamou atenção do mundo das lutas, mas não passa de uma jogada de marketing.
Após a luta do final de semana, o empresário de Poatan reuniu os dois atletas em uma ligação. Na rápida conversa, Paul levantou uma dúvida fundamental: "Dana White vai liberar você?"
Esse é o ponto-chave da questão: o chefão do UFC não costuma liberar seus atletas para outras organizações. É algo que já aconteceu com Connor McGregor, por exemplo, mas foi um episódio totalmente atípico.
Poatan tem contrato com o UFC e possui uma lista extensa de possíveis desafios pela frente. Recentemente cogitou até subir para o peso pesado, algo que até Dana White já sinalizou que pode fazer. Portanto é pouco provável que a luta aconteça.
Mas a jogada de marketing faz sentido, pois os dois atletas saíram ganhando com esse desafio: Jake Paul ficou com a imagem de atleta corajoso, por desafiar um grande nome do UFC. E Poatan ganhou divulgação fora da "bolha" do MMA. A longo prazo ele pode entrar no boxe e já terá mais fama para conseguir grandes lutas.
Jake Paul vai enfrentar Mike Tyson em novembro. E Poatan também deve fazer um confronto até o final do ano, provavelmente contra Magomed Ankalaev, para tentar defender o cinturão meio-pesado do UFC.