O UFC Vegas 100, que acontecerá neste sábado (9) e terá transmissão no Band.com.br, é fundamental para os brasileiros: para espantar a má fase recente e principalmente por causa da luta principal - Carlos Prates vai enfrentar o americano Neil Magny com a missão de renovar o MMA brasileiro no peso meio-médio.
Atualmente o Brasil tem lutadores que estão no topo de quase todas categorias. Sempre tem um brasileiro no top 5 ou muito perto disso. Entre os homens, o ponto mais fraco é justamente no meio-médio. O melhor do Brasil no ranking é Gilbert Durinho, que vem de 3 derrotas seguidas, é o 8º lugar, está com 38 anos e deve se aposentar em breve.
Neil Magny está em 15º no ranking. Portanto, se Carlos Prates derrotá-lo, entrará no ranking e, em breve, enfrentará alguém do top 10. Ele tem mirado na possibilidade de enfrentar Jack Della Maddalena na Austrália, 4º lugar no ranking, no começo de 2025. Seria um passo enorme para termos mais um brasileiro no topo.
Além da importância dentro do octógono, Prates também seria fundamental para a popularidade do esporte. Afinal ele é carismático e, mesmo com pouco tempo no UFC (pouco mais de um ano), já virou meme nas redes sociais por causa do polêmico hábito de fumar. Em entrevistas ele também costuma mostrar um jeito simples e natural, que pode conquistar os brasileiros quando ele for mais conhecido.
Prates tem chances contra Magny?
Não é à toa que, na 4º luta pelo UFC, Prates já fará uma luta principal. Ele provou para o UFC, em apenas um ano, que tem um nível muito alto na luta em pé, baseado no muay thai. Com certeza pode nocautear Magny a qualquer momento da luta.
O grande desafio para ele é o preparo físico. Afinal será um duelo de 5 rounds, algo que Prates ainda não enfrentou no UFC. E Magny, por outro lado, é famoso por ter um gás potente. Mora na altitude de Colorado e já venceu lutas porque mostrou mais resistência física.
Portanto o ideal é Prates acabar a luta cedo, com um nocaute. Ou então provar que o cigarro não atrapalha o gás dele e vencer no longo prazo. De qualquer forma seria uma vitória impactante do brasileiro, suficiente para termos um meio-médio com moral novamente.