Há 5 meses, o Brasil era o país com mais cinturões do UFC. Mas duas derrotas no começo deste ano, de Deiveson Figueiredo e Alex Poatan, deixaram o país quase sem campeões - só resta a campeã Amanda Nunes, que tem dois cinturões femininos.
Mas o UFC 287 aumentou uma nova esperança para o Brasil: Gilbert Durinho derrotou Jorge Masvidal e ficou muito perto de lutar pelo cinturão do peso meio-médio. Junto com Charles do Bronx e Alexandre Pantoja, ele é a principal esperança do Brasil ter um homem campeão novamente.
As chances de Gilbert Durinho no UFC
Na categoria de Durinho, peso meio-médio, a próxima luta por cinturão deve ser entre Leon Edwards e Colby Covington. O duelo não está marcado, mas já foi confirmado até por Dana White. Durinho ficará como reserva. Se um dos lutadores sofrer uma lesão na preparação ou não bater o peso na véspera, o brasileiro entrará no octógono.
Mesmo se não substituir alguém, é possível que Durinho dispute o cinturão, enfrentando o vencedor do duelo entre Edwards e Covington. Mas alguns cenários podem atrapalhar. Por exemplo: Kamaru Usman, ex-campeão, está acima dele no ranking do UFC e, se vencer alguma luta, pode ganhar uma chance de recuperar o cinturão. Por enquanto ele não tem um confronto marcado.
As chances de Charles do Bronx no UFC
O brasileiro Charles do Bronx é ex-campeão peso leve e já tem luta marcada: vai enfrentar Beneil Dariush no UFC 288, em 6 de maio. Teoricamente uma vitória já colocaria o brasileiro na disputa pelo cinturão novamente, pois ele está na primeira posição do ranking de desafiantes dessa categoria. Mas o campeão Islam Makhachev já afirmou que não pretende enfrentar Charles novamente.
Dustin Poirier e Justin Gaethje são outras opções de lutas para o campeão. E até Conor McGregor não está descartado - ele deve enfrentar Michael Chandler em breve e costuma ganhar muitas chances do UFC por questões de marketing.
As chances de Alexandre Pantoja no UFC
Pantoja é peso mosca, conquistou três vitórias seguidas recentemente e tem uma rivalidade com o atual campeão, Brandon Moreno, pois já venceu dois duelos contra ele. Está na 2ª posição do ranking, então tem tudo para enfrentá-lo em breve. Mas a luta não foi marcada ainda.
Enquanto não surge a confirmação, o cenário pode mudar se outros atletas do topo conseguirem vitórias chamativas. Inclusive outro brasileiro, Matheus Nicolau, está na 5ª posição e vai lutar neste sábado (15), contra o 4º lugar, Brandon Royal.
Outros brasileiros com chances
Paulo Borrachinha está em 5º lugar no ranking do peso médio, renovou contrato com o UFC recentemente e pode chegar na luta pelo cinturão se conseguir mais uma vitória.
Johnny Walker está em alta na categoria acima, entre os meio-pesados. Ele tem luta marcado contra Anthony Smith e, se vencer, deve entrar no top 5 da categoria.
Deiveson Figueiredo e Alex Poatan, que começaram o ano como campeões, podem se recuperar em breve e conquistar novas chances. Mas ambos são cogitados em outras categorias, então são situações muito indefinidas.
A médio prazo, o peso pesado Jailton Malhadinho é visto como uma promessa importante para o MMA brasileiro. Ele lutará contra Jairzinho Rozenstruik no dia 13 de maio e, se vencer, entrará no top 10 da categoria.