Brasileiro é o campeão menos popular do UFC; veja lista e entenda o problema

Alexandre Pantoja vai fazer a luta principal do UFC 310 e terá chance de conquistar mais fãs

Alexandre Pantoja
Jeff Bottari/Zuffa LLC

Alexandre Pantoja é o atual campeão peso mosca do UFC e vive grande fase, com 6 vitórias consecutivas. É favorito na luta principal do UFC 310, no próximo sábado (7). Dentro do octógono, tem sido dominante. A maior dificuldade para ele é nos bastidores: Pantoja é o campeão menos popular do UFC. Uma medida importante para analisar isso é a quantidade de seguidores dos campeões no Instagram:

Jon Jones: 9,5 milhões
Islam Makhachev: 8,9 milhões
Alex Poatan: 5,9 milhões
Ilia Topuria: 5,9 milhões
Valentina Shevchenko: 2,7 milhões
Merab Dvalishvili: 1 milhão
Belal Muhammad: 938 mil
Weili Zhang: 821 mil
Dricus du Plessis: 654 mil
Julianna Peña: 539 mil
Alexandre Pantoja: 266 mil

E não é só o Instagram: a mídia internacional, mesmo aquela especializada em MMA, não costuma dar destaque para Pantoja. E mesmo no Brasil ele não recebe o reconhecimento que merece.

Essa falta de popularidade pode ter várias explicações. Uma delas é que Pantoja faz parte da categoria mais leve do UFC entre os homens, que normalmente recebe pouco destaque na mídia. Outros campeões dos moscas já sofreram com isso.

Outra explicação é que, quando Pantoja lutou por cinturão, os combates foram decididos pelos juízes. Algumas dessas lutas até pareceram "guerras", com momentos emocionantes, mas não geraram cenas impactantes de nocautes ou finalizações. E nem é culpa de Pantoja, que é um lutador agressivo e busca acabar logo com as lutas. Mas as circunstâncias não favoreceram isso.

Pantoja também precisa de um trabalho melhor de marketing, em que ele apareça com mais frequência para os fãs brasileiros. A história de vida dele é bonita. Sempre mostrou ser uma pessoa de caráter e “boa praça”. Só falta mostrar isso para mais gente.

Outra solução para Pantoja é o UFC 310: ele fará a luta principal do evento, no sábado (7) e terá uma grande oportunidade - enfrentará o japonês Kai Asakura, que só tem experiência em outros eventos de MMA. É perigoso, mas nunca enfrentou alguém do nível de Pantoja. O brasileiro é favorito e pode até conseguir aquela vitória impressionante que fará ele ganhar popularidade.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.