Brasil vive boa fase no UFC: 11 atletas estão no top 5 dos rankings

Brasileiros estão perto de lutar pelo cinturão em quase todas categorias por peso

Norman Dumont e Diego Lopes venceram no UFC 306 e confirmaram a boa fase do Brasil no maior evento de MMA do mundo. Agora são 11 atletas do país que estão no top 5 de suas respectivas categorias.

Atualmente o UFC tem 11 rankings. São listas feitas por jornalistas que apontam os 15 melhores de cada peso. O Brasil 11 atletas que estão entre os 5 melhores desses rankings.  

Masculino

Peso mosca: Alexandre Pantoja (campeão)

O Brasil tem o campeão da categoria mais leve do UFC. Pantoja já defendeu o cinturão uma vez e está sem luta marcada. Deve enfrentar o vencedor da luta entre Brandon Royval e Tatsuro Taira, que será no dia 12 de outubro.

Peso galo: Deiveson Figueiredo (5º)

Deiveson já foi campeão peso mosca e mudou de categoria. Já conquistou 3 vitórias entre os galos e está na espera para lutar pelo cinturão em breve. Merab Dvalishvili, que virou o novo campeão da categoria no último sábado (14), já disse que pretende enfrentá-lo. Mas antes o UFC pode colocá-lo para enfrentar Umar Nurmagomedov.

Peso pena: Diego Lopes (3º)

O "brasileiro mexicano" derrotou Brian Ortega neste sábado e pode lutar pelo cinturão em breve. O título pertence a Ilia Topuria, que tem luta marcada contra Max Holloway para 26 de outubro.  

Peso leve: Charles do Bronx (2º)

Charles já foi campeão dessa categoria, mas vem de duas derrotas nas últimas três lutas. Recentemente marcou luta contra Michael Chandler (6º do ranking) para o UFC 309, em novembro.

Peso médio: Caio Borralho (5º)

Vive ótima fase e chegou ao top 5 recentemente, mas não tem luta marcada ainda. Provavelmente vai precisar de mais uma vitória para lutar pelo cinturão. Atualmente o título é de Dricus du Plessis, que deve enfrentar Sean Strickland em breve.

Peso meio-pesado: Alex Poatan (campeão)

Poatan já foi campeão dos médios e depois subiu para conquistar o cinturão dos meio-pesados. Recentemente defendeu o título duas vezes e já tem luta marcada: vai enfrentar Khalil Rountree Jr. em 5 de outubro.

Feminino

Peso palha: Virna Jandiroba (3ª), Jéssica Bate-Estaca (4ª) e Amanda Lemos (5ª)

O MMA feminino é muito forte e vive boa fase no peso palha, com 3 atletas no top 5. Quem tem mais chances de disputar o cinturão em breve é Virna, que derrotou Amanda e pode enfrentar a campeã Weili Zhang.

Peso galo: Ketlen Vieira (2ª) e Norma Dumont (5ª)

A atual campeã, Raquel Pennington, precisa ficar atenta com as brasileiras. Ketlen tem uma luta importante já marcada, contra Kayla Harrison. Se vencer, disputará o cinturão. Já Norma acabou de entrar para o top 5 e deve precisar de mais uma vitória para disputar o cinturão.

Categorias sem brasileiros no top 5

Peso meio-médio

O melhor brasileiro dessa categoria é Gilbert Durinho, 8º colocado. Ele já disputou o cinturão, mas vem de 3 derrotas consecutivas.

Peso pesado

Jailton Malhadinho não está no top 5 por pouco. É o 6º colocado, venceu recentemente e deve enfrentar alguém do top 5 em breve.

Peso mosca feminino

Natália Silva derrotou Jéssica Bate-Estaca recentemente e assumiu o 6º lugar do ranking. Também deve enfrentar alguém do top 5 em breve.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.