Duelo UFC

Brasil vive boa fase no UFC: 11 atletas estão no top 5 dos rankings

Brasileiros estão perto de lutar pelo cinturão em quase todas categorias por peso

Duelo UFC

Conheça os campeões do UFC, detalhes das lutas, datas dos próximos eventos, curiosidades sobre os atletas e relembre momentos históricos. O blog Duelo, do jornalista Allan Brito, esquenta a nova cobertura do UFC na Band

Norman Dumont e Diego Lopes venceram no UFC 306 e confirmaram a boa fase do Brasil no maior evento de MMA do mundo. Agora são 11 atletas do país que estão no top 5 de suas respectivas categorias.

Atualmente o UFC tem 11 rankings. São listas feitas por jornalistas que apontam os 15 melhores de cada peso. O Brasil 11 atletas que estão entre os 5 melhores desses rankings.  

Masculino

Peso mosca: Alexandre Pantoja (campeão)

O Brasil tem o campeão da categoria mais leve do UFC. Pantoja já defendeu o cinturão uma vez e está sem luta marcada. Deve enfrentar o vencedor da luta entre Brandon Royval e Tatsuro Taira, que será no dia 12 de outubro.

Peso galo: Deiveson Figueiredo (5º)

Deiveson já foi campeão peso mosca e mudou de categoria. Já conquistou 3 vitórias entre os galos e está na espera para lutar pelo cinturão em breve. Merab Dvalishvili, que virou o novo campeão da categoria no último sábado (14), já disse que pretende enfrentá-lo. Mas antes o UFC pode colocá-lo para enfrentar Umar Nurmagomedov.

Peso pena: Diego Lopes (3º)

O "brasileiro mexicano" derrotou Brian Ortega neste sábado e pode lutar pelo cinturão em breve. O título pertence a Ilia Topuria, que tem luta marcada contra Max Holloway para 26 de outubro.  

Peso leve: Charles do Bronx (2º)

Charles já foi campeão dessa categoria, mas vem de duas derrotas nas últimas três lutas. Recentemente marcou luta contra Michael Chandler (6º do ranking) para o UFC 309, em novembro.

Peso médio: Caio Borralho (5º)

Vive ótima fase e chegou ao top 5 recentemente, mas não tem luta marcada ainda. Provavelmente vai precisar de mais uma vitória para lutar pelo cinturão. Atualmente o título é de Dricus du Plessis, que deve enfrentar Sean Strickland em breve.

Peso meio-pesado: Alex Poatan (campeão)

Poatan já foi campeão dos médios e depois subiu para conquistar o cinturão dos meio-pesados. Recentemente defendeu o título duas vezes e já tem luta marcada: vai enfrentar Khalil Rountree Jr. em 5 de outubro.

Feminino

Peso palha: Virna Jandiroba (3ª), Jéssica Bate-Estaca (4ª) e Amanda Lemos (5ª)

O MMA feminino é muito forte e vive boa fase no peso palha, com 3 atletas no top 5. Quem tem mais chances de disputar o cinturão em breve é Virna, que derrotou Amanda e pode enfrentar a campeã Weili Zhang.

Peso galo: Ketlen Vieira (2ª) e Norma Dumont (5ª)

A atual campeã, Raquel Pennington, precisa ficar atenta com as brasileiras. Ketlen tem uma luta importante já marcada, contra Kayla Harrison. Se vencer, disputará o cinturão. Já Norma acabou de entrar para o top 5 e deve precisar de mais uma vitória para disputar o cinturão.

Categorias sem brasileiros no top 5

Peso meio-médio

O melhor brasileiro dessa categoria é Gilbert Durinho, 8º colocado. Ele já disputou o cinturão, mas vem de 3 derrotas consecutivas.

Peso pesado

Jailton Malhadinho não está no top 5 por pouco. É o 6º colocado, venceu recentemente e deve enfrentar alguém do top 5 em breve.

Peso mosca feminino

Natália Silva derrotou Jéssica Bate-Estaca recentemente e assumiu o 6º lugar do ranking. Também deve enfrentar alguém do top 5 em breve.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais