O Campeonato Carioca é disputado desde 1906 e já teve 125 edições. Todos os campeões foram clubes da cidade do Rio de Janeiro: Flamengo (37 títulos), Fluminense (32), Vasco (24), Botafogo (21), América (7), Bangu (2), São Cristóvão (1) e Paissandu (1).
Até hoje, nenhum clube de fora da capital fluminense foi campeão estadual. Somente dois clubes chegaram perto de ganhar o carioca: o Americano, da cidade de Campos dos Goytacazes, foi vice-campeão em 2002, perdendo as finais para o Fluminense (derrotas por 0 a 2 e 1 a 3); e o Volta Redonda, em 2005, também foi vice estadual - também derrotado na decisão pelo Fluminense, com uma vitória por 4 a 3 no primeiro jogo e uma derrota por 3 a 1 na segunda partida, sendo que o terceiro gol do Flu foi no último minuto.
De resto, nenhum outro clube chegou perto de ganhar o estadual.
Neste campeonato de 2023, cinco equipes de fora da cidade do Rio estão na disputa:
- Resende Futebol Clube, da cidade de Resende
- Volta Redonda Futebol Clube, de Volta Redonda
- Audax Rio de Janeiro Esporte Clube, de Angra dos Rei
- Nova Iguaçu Futebol Clube, da cidade de Nova Iguaçu
- Boavista Sport Club, de Saquarema
Outros sete participantes são da cidade do Rio de Janeiro:
- Associação Atlética Portuguesa
- Bangu Atlético Clube
- Botafogo de Futebol e Regatas
- Clube de Regatas Vasco da Gama
- Clube de Regatas do Flamengo
- Fluminense Futebol Clube
- Madureira Esporte Clube
E nos outros estados?
Tradição, torcida e poder econômico dos clubes da capital explicam essa diferença de conquistas no Rio de Janeiro e em outros estados. No entanto, vários clubes de cidades médias ou pequenas pelo país conseguiram vencer essa barreira e ganhar os campeonatos nos seus estados. Menos no Rio de Janeiro.
No Campeonato Paulista, por exemplo, Bragantino, Inter de Limeira, São Caetano, Ituano - além do Santos, claro, são clubes de fora da capital paulista que foram campeões.
No Campeonato Gaúcho, Juventude, Caxias, Novo Hamburgo, Bagé, Rio Grande, Riograndense, Grêmio Santanense e Guarany de Bagé já foram campeões no estado.
Em Pernambuco, o Salgueiro ganhou uma vez.
Na Bahia, o Fluminense e o Bahia de Feira de Santana, o Atlético de Alagoinhas e o Colo Colo de Ilhéus já ganharam o estadual.
No Paranaense, Londrina, Maringá, Paranavaí e Operário de Ponta Grossa já levantaram o caneco.
E, em Minas Gerais, Vila Nova, de Nova Lima; Siderúrgica, de Sabará; Caldense, de Poços de Caldas; e Ipatinga, foram campeões e quebraram a hegemonia de Atlético-MG e Cruzeiro.