Um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, o America Football Club já foi sete vezes campeão carioca e ganhou uma competição nacional que nenhum outra equipe conseguiu: o Torneio dos Campeões.
A competição foi disputada em 1982 e reuniu os clubes campeões e vice-campeões do Campeonato Brasileiro. A ideia era manter os clubes em atividade enquanto a Seleção Brasileira se preparava para disputar a Copa do Mundo na Espanha (naquela época, o Brasil tinha três meses de preparação).
O America entrou como convidado e roubou a festa: fez uma campanha arrebatadora e venceu na final o Guarani por 3 a 1, conquistando o título. No ano passado, o clube fez uma grande homenagem aos jogadores que ganharam aquele título histórico: Gasperin; Chiquinho Duílio, Everaldo e Ailton (Zedílson; Pires, Eloi e Moreno; Serginho, Gilberto e Gilson Gênio. A diretoria chegou a pedir para a CBF considerar o título do Torneio dos Campeões equivalente a uma conquista do Campeonato Brasileiro, mas não conseguiu.
Segunda Divisão
Depois de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, o America é o clube com mais títulos estaduais. Fundado em 1904, foi campeão carioca em 1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935 e 1960 (este último, a única conquista no Maracanã).
Com torcedores ilustres como Lamartine Babo, Tim Maia, Heitor Villa-Lobos, Noel Rosa, Zagallo e Romário, o America vive nas últimas décadas uma eterna luta para se manter à altura de sua história. O clube já caiu cinco vezes para a segunda divisão, sendo a mais recente em 2021. No ano passado, não conseguiu subir, e ainda enfrentou problemas trabalhistas com funcionários reclamando na Justiça salários atrasados. Este ano, o time tenta vencer a Série A2 para voltar à elite.