Vitória de Marrocos supera tristeza sofrida na Copa de 1998 por causa do Brasil

Naquela Copa, derrota inesperada do Brasil para a Noruega tirou Marrocos das oitavas-de-final

Paulo Guilherme Guri

Bilal El Khannouss, de Marrocos, comemora vitória sobre a Bélgica
Amanda Perobelli/Reuters - 27/11/2022

Marrocos surpreendeu o mundo com a vitória por 2 a 0 sobre a Bélgica, neste domingo (27), e agora só precisa de um empate na última rodada a fase de grupos, no jogo contra o Canadá, para se classificar para as oitavas-de-final. 

Se passar, Marrocos repete a melhor campanha da sua história, na Copa de 1986, quando empatou sem gols com Polônia e Inglaterra, venceu Portugal por 3 a 1 e chegou às oitavas-de-final, quando perdeu para a Alemanha Ocidental por 1 a 0, gol de falta de Lothar Matthäus.

É a chance também de Marrocos superar a decepção sofrida na Copa de 1998. Naquele Mundial, a seleção marroquina venceu a última partida goleando a Escócia por 3 a 0 e, enquantos os jogadores comemoravam a classificação, foram surpreendidos com a notícia vinda do outro jogo da rodada: o Brasil perdia para a Noruega por 2 a 1, com um pênalti infantil cometido por Junior Baiano sobre Tore-Andre Flo no final da partida. Kjetil Rekdal cobrou e deu a vitória para a Noruega, desclassificando a seleção de Marrocos.

A cena de decepção dos jogadores de Marrocos, incrédulos com a notícia da derrota do Brasil, interrompendo a festa que faziam naquele dia, marcou a Copa de 1998.

Em entrevista ao site Goal.com, o craque daquele time de Marrocos, Mustapha Hadji, afirmou: “Depois do jogo da Escócia, que vencemos por 3 a 0, faltavam apenas trinta segundos para o fim da outra partida do Brasil contra a Noruega, olhamos um para o outro e dissemos a nós mesmos: 'É isso, nós vamos passar para a próxima fase”, declarou Hadji.

"E,  em uma fração de segundo, passamos da alegria para uma enorme tristeza. Essas lágrimas, nós as compartilhamos com todos os marroquinos. São momentos muito difíceis de viver, mas por outro lado mantivemos o otimismo porque realmente demos uma imagem positiva do nosso país, do nosso futebol."

Aquela foi a última vitória de Marrocos nas Copas até o jogo deste domingo. Por isso, os jogadores celebraram muito o triunfo diante da Bélgica. Marrocos pode ser uma surpresa nesta Copa.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.