Veja 13 goleiros que morreram por causa de um jogo de futebol

No último sábado (11), o belga Arne Espeel morreu depois de defender um pênalti em um jogo amador

Paulo Guilherme Guri

Arne Espeel

O goleiro Arne Espeel, de 25 anos, morreu no último sábado (11), na Bélgica durante um jogo do Winkel Sport B contra o SK Westrozebeke, em jogo de futebol amador. Espeel defendeu um pênalti e, ao pular em seguida em direção à bola para evitar o rebote, caiu desacordado. Os médicos tentaram reanimá-lo com o uso de um desfibrilidador, mas o goleiro não resistiu. As causas da morte estão sendo investigadas.

Essa não foi a primeira vez que um goleiro morre em consequência de um jogo de futebol. Veja abaixo outros nove casos.

Eurico Lara

O lendário goleiro do Grêmio, único jogador de futebol a ter seu nome cantado no hino de um clube do Brasil, ganhou fama com uma história de que teria morrido depois de defender um pênalti em um Gre-Nal. E mais: o pênalti foi cobrado pelo irmão dele, que tinha um chute forte. A história ajudou a fortalecer o mito de Eurico Lara, que jogou no Grêmio por 16 temporadas (de 1920 a 1935).

A história real é que sim, Lara defendeu um pênalti em um Gre-Nal no último jogo de sua carreira, no dia 22 de setembro de 1935. Ele estava com tuberculose e a saúde bem fragilizada, e aquela defesa só agravou a sua situação. O Grêmio venceu o jogo e foi campeão. Lara foi para o hospital e morreu no dia 6 de novembro.

Erik Jongbloed

Filho do goleiro Jan Jongbloed, vice-campeão do mundo com a Holanda em 1974 e 1978, Erik morreu após ser atingido por um raio que caiu no gramado durante o jogo do time amador DWS Amsterdam em 23 de setembro de 1984. No funeral, vários jogadores da seleção holandesa, como Johann Cruyff, foram dar uma força ao pai de Erik.

José Antonio Gallardo

Goleiro do Málaga, da Espanha, Gallardo sofreu um choque ao dividir uma bola com o atacante brasileiro Baltazar (ex-Grêmio, Palmeiras, Atlético de Madrid e Seleção Brasileira), em um jogo contra o Celta, pela Segunda Divisão espanhola, no dia 21 de dezembro de 1986. O goleiro passou mal após a partida e entrou em coma. Ele morreu no dia 15 de janeiro de 1987.

Cristian Neamtu

Durante um treino no Chipre no dia 20 de fevereiro de 2002, o goleiro reserva do Universitatea Craiova foi atingido por uma joelhada acidental de um companheiro de equipe, resultando em fratura na mandíbula e hemorragia cerebral, falecendo num hospital de Nicósia.

Danny Ortiz

Goleiro da Club Social y Deportivo Municipal, da Guatemala, Josué Danny Ortiz Maldonado sofreu um choque com o atacante Mario Rodríguez e sofreu uma parada cardíaca, que foi detectada assim que ele chegou ao hospital. A tragédia aconteceu no dia 29 de fevereiro de 2004.

Sylvain Azougoui

Goleiro do AC Bongoville, Sylvain Azougoni morreu em 20 de abril de 2014 durante um jogo do Campeonato Congolês, depois que levou um pisão acidental um atacante do Cercle Mbéri Sportif. Levado ao hospital, não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar ao local. Ele tinha 30 anos.

Stefan Petrovski

Goleiro do Melaka United, da Malásia, o australiano Stefan Petrovski, de 18 anos, morreu no dia 1º de maio de 2016 em Sydney, um mês após ser atingido por um raio durante um treino de sua equipe.

Jeanine Christelle Djomnang

Goleira do Femina Stars Ebolowa, de Camarões, Jeanine Christelle Djomnang morreu aos 22 anos no dia 9 de maio de 2016 durante o aquecimento para um jogo contra o Louves Yaounde. Segundo os médicos, ela sofreu um infarto em campo. 

Bruno Isaías Cañete

O goleiro de 17 anos Bruno Isaías Cañete morreu depos de levar uma bolada no jogo entre a equipe sub-18 do Sport Colombia, do Paraguai, contra o Cerro Corá. Não havia ambulância no estádio da cidade de Fernando de la Mora no momento do incidente.

Choriul Huda

O goleiro Choriul Huda, do Persela Lamongan, time da Indonésia se chocou com outro jogador do seu time, o brasileiro Ramon Rodrigues, em partida contra o Padang, pela primeira divisão do torneio nacional, no dia 15 de outubro de 2017. Huda passou mal e não resistiu. 

Alexander Shishmarev

Goleiro do Krasnaya Zvezda, da Rùssia, Alexander Shishmarev, de 23 anos, morreu em 28 de agosto de 2021 após colidir com um jogador adversário durante um amistoso contra o Baltika-M. Shishmarev sofreu uma convulsão e foi sufocado pela própria língua. Foi socorrido pela equipe médica de seu clube por uma hora, mas faleceu em seguida.

Taufik Ramsyah

Goleiro do Tornado FC Pekanbaru, da Indonésia, Taufik Ramsyah fraturou o crânio após se chocar contra um jogador do Wahana FC. Após passar por uma cirurgia, entrou em coma e morreu no dia 22 de dezembro de 2021.

Mais notícias

Carregar mais