O Blog do Guri faz um tour pelos estádios do passado e do presente, conhecidos e escondidos da cidade de São Paulo, que completa 469 anos nesta quarta-feira (25).
Veja o vídeo acima
A história do futebol de São Paulo começou com os primeiros jogos na Rua do Gasômetro, no Centro, e depois no Estádio do Velódromo, na Consolação.
Em seguida, estendeu-se pela Marginal Tietê com os estádio da Floresta, do Canindé e do Parque São Jorge, até chegar ao extremo da zona leste com a Neo Química Arena. Também na zona leste ficam os estádios da Rua Javari e a Arena Ibrachina, na Mooca.
Na zona oeste ficam os estádios do Pacaembu, o Allianz Parque e o estádio da USP. Na zona sul, ficam os estádios do Ibirapuera e do Morumbi. E na zona norte, o estádio do Guapira.
Estádio do Velódromo
O primeiro estádio da cidade foi o Estádio do Velódromo, construído em 1901. Tinha capacidade para 10 mil torcedores e era frequentado pela elite paulistana. O Velódromo ficava junto à Rua da Consolação, no Centro, onde hoje fica o Teatro Cultura Artística. Ele foi demolido em 1916 para a construção da Rua Nestor Pestana.
Estádio da Floresta
O Estádio da Floresta, ou Chácara da Floresta, ficava na Marginal Tietê, junto à Ponte das Bandeiras, onde atualmente fica o Centro Esportivo Tietê (antigo Clube de Regatas do Tietê). Era o estádio do São Paulo da Floresta, clube que deu origem ao São Paulo Futebol Clube. Foi construído em 1906 e hoje resta apenas uma parte do gramado.
Pacaembu
O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho foi construído em 1940 e por décadas foi considerado o principal palco do futebol de São Paulo. Todas as torcidas têm grandes lembranças de seus times jogando no Pacaembu. Com capacidade para 37.730 espectadores, o Pacaembu sediou jogos da Copa do Mundo de 1950 e dos Jogos Pan-Americanos de 1963. Em setembro de 2019, a Prefeitura assinou a concessão do estádio para o Consorcio Patrimônio SP, depois nomeado de Allegra Pacaembu. O estádio teve o tobogã demolido e será transformado em uma arena multiuso com capacidade para 26 mil pessoas.
Parque São Jorge
O Estádio Alfredo Schürig, no Parque São Jorge, fica dentro da sede do Sport Club Corinthians Paulista, na Marginal Tietê, e tem capacidade para 13.969 espectadores. Foi inaugurado em 1928 e sediou vários jogos do Corinthians. Atualmente é usado pelas categorias de base.
Neo Química Arena
Construída em 2014 para a Copa do Mundo disputada no Brasil, a Arena Corinthians, depois renomeada Neo Química Arena, fica em Itaquera, na zona leste junto à estação do Metrô Corinthians-Itaquera. Durante a Copa, o estádio teve a capacidade de 47.605 espectadores ampliada para 63.267 torcedores com a construção de arquibancadas tubulares atrás dos gols.
Allianz Parque
O antigo Estádio Palestra Itália, na Água Branca, na zona oeste, foi remodelado e transformado em uma arena multiuso inaugurada também em 2014, com capacidade para 45 mil pessoas. O Allianz Parque virou a principal casas de shows em São Paulo e um caldeirão da torcida do Palmeiras, que já viu o clube ganhar vários títulos ali nestes últimos anos.
Morumbi
O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Estádio do Morumbi, pertence ao São Paulo Futebol Clube e foi inaugurado em 1960. Tem capacidade atual de 66.750 lugares, mas no passado já chegou a receber quase 150 mil pessoas, sendo considero o maior estádio particular do mundo.
Canindé
O Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé, pertence à Portuguesa de Desportos e foi inaugurado em 1956. Tem capacidade para 21 mil espectadores. O local originalmente pertencia à Associação Alemã de Esportes (AAE), que após a Segunda Guerra vendeu para o São Paulo, que usou o terreno como centro de treinamento. Um sócio do próprio São Paulo, Wadih Helu, comprou o Canindé e o dinheiro foi usado para a construção do Morumbi. Em seguida, a Portuguesa adquiriu o terreno. O Canindé ficou totalmente pronto em 1972.
Rua Javari
O Estádio Conde Rodolfo Crespi, mais conhecido como Estádio da Rua Javari, pertence ao Clube Atlético Juventus e fica na Mooca. Tem capacidade para 5.256 espectadores. Foi inaugurado em 1929 e reinaugurado em 1941. O estádio não tem refletores, e o Juventus manda todos os seus jogos durante o dia.
Nicolau Alayon
O Estádio Nicolau Alayon, também conhecido como Estádio da Rua Comendador Souza, pertence ao Nacional Atlético Clube e fica na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. Tem capacidade para 9.660 espectadores e foi inaugurado em 1938.
Ícaro de Castro Melo
O Estádio Ícaro de Castro Melo, mais conhecido como Estádio Olímpico do Ibirapuera ou Estádio do Ibirapuera, fica ao lado do Parque Ibirapuera dentro do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães. É usado para provas de atletismo, mas já teve jogos oficiais de futebol disputados em seu gramado. Foi inaugurado em 1954 e tem capacidade para 6.704 torcedores.
Estádio do Guapira
O Estádio Anibal de Freitas pertence ao Clube Guapira e fica na zona norte de São Paulo. Tem capacidade para 7 mil torcedores e é usado para jogos amadores.
Estádio da USP
O Estádio Armando de Salles Oliveira ou Estádio Olímpico da USP ou Estádio da USP fica dentro da Cidade Universitária, na zona oeste, e foi inaugurado em 1961. Tem capacidade para 35 mil lugares e é usado para jogos universitários.
CMTC Clube
O estádio do CMTC Clube fica na Avenida Cruzeiro do Sul, zona norte de São Paulo, e já foi muito usado para os campeonatos de várzea, em especial o tradicional Desafio ao Galo. O estádio pode ser visto de dentro do Metrô na linha 1-Azul, sentido Tucuruvi, antes da chegada da Estação Portuguesa-TIetê.
Arena Ibrachina
O mais novo estádio de São Paulo é a Arena Ibrachina, que pertence ao Ibrachina Futebol Clube, clube amador, e tem capacidade para 600 pessoas. É usada por times amadores.