Roberto Dinamite jogou na Portuguesa em 1989 depois de ser “barrado” no Vasco. Ele estava em final de carreira, com 35 anos de idade e não tinha mais espaço no time de São Januário, que naquele ano contava com Sonny Anderson, Bebeto e Sorato no ataque. O Vasco emprestou Roberto Dinamite para a Portuguesa, onde o técnico era outro eterno vascaíno, Antonio Lopes.
Naquele campeonato, Roberto Dinamite jogou pela primeira vez contra o Vasco. O jogo disputado em São Januário terminou 0 a 0. "Eu não digo que foi uma tarde especial. Eu não gostaria de ter essa tarde", afirmou, na época.
Em entrevista ao Lance! em 2019, Roberto Dinamite lembrou que teve a chance de fazer um gol contra o Vasco. "O Toninho meteu uma bola na qual eu iria ficar de frente para o Acácio. Na hora, pensei: "pô, vou fazer o gol". So que, ao fazer o movimento com o corpo, eu caí e tive a impressão que fui derrubado. Quando levantei é que vi que não tinha ninguém. Eu me derrubei!"
O artilheiro jogou 18 partidas com a camisa da Lusa do Canindé e marcou nove gols. A Lusa fez uma boa campanha, terminando em sétimo lugar. Por estar emprestado, Roberto Dinamite não tem o título brasileiro conquistado pelo Vasco naquele ano, com um gol de Sorato na final contra o São Paulo.
Em nota, a Portuguesa lamentou a morte de Roberto.
"A Associação Portuguesa de Desportos, consternada, lamenta o falecimento de Roberto Dinamite, ocorrido hoje, aos 68 anos de idade no Rio de Janeiro. Roberto Dinamite o maior goleador de campeonatos brasileiros teve sua passagem na Portuguesa em 1989. Chegou no Clube com 35 anos de idade por empréstimo junto ao Vasco da Gama junto com o técnico Antônio Lopes.
No Canindé Dinamite disputou o Brasileirão onde atuou em 18 partidas e marcou 9 gols, ficando em 3º na artilharia geral do Brasileiro daquele ano onde a Lusa ficou em 7º lugar na pontuação geral, até então a melhor colocação da rubro-verde no campeonato nacional.
Carlos Roberto de Oliveira, o Roberto Dinamite, nos deixou hoje, mas seu legado no futebol e sua passagem na Portuguesa de Desportos sempre será lembrada. À família, aos amigos e aos fãs de Roberto Dinamite o nosso carinho neste momento de dor.""
Roberto Dinamite voltou ao Vasco em seguida e depois foi emprestado ao Campo Grande. O maior ídolo da história do Vasco, maior artilheiro do Campeonato Carioca e do Campeonato Brasileiro, morreu neste domingo (8), aos 68 anos.