Você sabia? Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história do Carioca

Ídolo do Vasco aparece à frente de Zico e Romário na lista dos grandes goleadores do Campeonato Carioca

Paulo Guilherme Guri

Quem foi o maior artilheiro da história do Campeonato Carioca? Zico? Romário? Renato Gaúcho? Edmundo? Túlio? Fred? Obina?

Se você respondeu Roberto Dinamite, parabéns! O centroavante matador do Vasco marcou impressionantes 284 gols no campeonato mais charmoso do Brasil (veja no vídeo acima).

Roberto aparece à frente de Zico, que fez 239 gols com a camisa do Flamengo no campeonato estadual. Em terceiro lugar aparece Romário, com 233 gols - cinco a menos que Zico - em suas passagens por Vasco, Flamengo e Fluminense.

Os 10 maiores artilheiros do Campeonato Carioca

Galeria de Fotos

Os 10 maiores artilheiros da história do Campeonato Carioca
1/10

1º) Roberto Dinamite (Vasco) - 284 golsReprodução
2º) Zico (Flamengo) - 239 golsReprodução
3º) Romário (Vasco, Flamengo e Fluminense): 233 golsReprodução
4º) Ademir de Menezes (Vasco e Fluminense) - 197 golsReprodução
5º) Nilo (Botafogo, Brasil e Fluminense) - 196 golsReprodução
6º) Ladislau da Guia (Bangu e Canto do Rio) - 196 golsReprodução
7º) Carvalho Leite (Botafogo) - 166 golsReprodução
8º) Russinho (Andarahy, Vasco da Gama e Botafogo) - 164 golsReprodução
Luizinho Lemos (America, Flamengo, Botafogo e Americano) - 156 golsReprodução
10º) Zizinho (Flamengo e Bangu) - 153 golsReprodução

É verdade que Roberto Dinamite jogou muito mais que Zico e Romário. Não mais tecnicamente, mas muito mais jogos que os outros dois. Foram 1.121 jogos em 20 anos a serviço do Vasco, período interrompido por uma breve passagem pelo Barcelona. Zico fez 732 jogos em 19 anos pelo Flamengo. 

Romário foi sete vezes artilheiro do Carioca, sendo o jogador com mais número de edições do campeonato como goleador. Zico foi seis vezes artilheiro. Roberto Dinamite se destacava pelo regularidade, estava sempre pronto para estufar as redes. Mas ele foi artilheiro do Campeonato Carioca apenas três vezes: em 1978, dividindo a artilharia com Zico e Claudio Adão; em 1981 e em 1985.

A lista dos dez maiores artilheiros tem ainda craques do passado distante, como Nilo, Carvalho Leite. Russinho, Ademir Menezes e Zizinho.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.