A seleção de Camarões é mundialmente conhecida como os “Leões Indomáveis". O escudo da equipe divide espaço no uniforme com a imagem de um leão, o mascote da seleção africana. Mas, afinal, por que o país é conhecido como República dos Camarões?
Camarões tem como línguas oficiais o francês e o inglês. Mas a história daquele país que fica na costa atlântica da África passa também por outros colonizadores. Foram os portugueses que primeiro chegaram por ali, no século XV, para estabelecer na região um posto de escravidão dos povos pigmeu, banto e fula.
Foi o navegador português Fernão do Pó que, ao chegar ao rio Wouri, em 1472, encontrou uma abundância do crustáceo da espécie Lepidophthalmus turneranus na região. E batizou o lugar de “Rio dos Camarões”. O nome pegou.
Depois vieram os alemães, no século XIX, expulsando os portugueses e mudando o nome da região para Kamerun. Após a Primeira Guerra Mundial, franceses e ingleses tomaram conta do território dividindo-o em duas partes, que ganharam os nomes de Camarões Franceses (Camerun) e Camarões britânicos (Cameroon). Em 1960, as duas regiões se tornaram independentes e deram origem ao país que conhecemos hoje, a República dos Camarões.