Por que a camisa da Holanda é laranja, do Japão é azul, e do Brasil é amarela?

Muitas seleções usam uniformes com cores diferentes das bandeiras de seus países. A Croácia, por exemplo, é quadriculada em branco e vermelho

Paulo Guilherme Guri

Galeria de Fotos

Veja o significado das cores dos uniformes de seleções da Copa
1/9

Holanda usa uniforme laranja, cor da família real holandesaPiroschka Van De Wouw/Reuters
Croácia usa uniforme quadriculado em vermelho e brancoAntonio Bronic/Reuters
Seleção do Japão usa uniforme azulThilo Schmuelgen/Reuters
Inglaterra tem como uniforme principal a camisa brancaAlberto Lingria/Reuters
Inglaterra usa vermelho como segundo uniformeCarl Recine/Reuters
Austrália joga de camisa amarela e calção verde, apesar de a bandeira ser azulLoren Elliott/Reuters
Alemanha terá uniforme branco com faixa vertical preta e uniforme vermelho como nº 2Divulgação
Brasil usa a camisa amarela desde 1952Benoit Tessier/Reuters
Lucas Figueiredo/CBFBrasil usa o azul como segundo uniforme

Você sabe por que o uniforme da seleção da Holanda é laranja? E por que o Japão joga de azul? A história por trás das cores das camisas dos times que vão jogar a Copa do Mundo do Catar traz referências curiosas. Veja abaixo:

Por que a camisa da Holanda é laranja?

A bandeira da Holanda tem três cores horizontais em vermelho, branco e azul. Mas a seleção de futebol adota a cor laranja por causa da família real no país, os Orange-Nassau, reinante desde o século XVI e que tem em seu brasão o laranja predominante. No futebol, a seleção da Holanda ficou famosa nos anos 70 pelo apelido de “Laranja Mecânica”, referência ao título de filme de Stanley Kubrick, e no final dos anos 80, como “Abóboras Selvagens”. 

Por que a camisa da Croácia é quadriculada?

Muita gente brinca que a camisa xadrez da seleção da Croácia em vermelho e branco é feita com toalha de cantina italiana, mas a história real tem várias versões. A Croácia tem uma bandeira igual à da Holanda, mas com um brasão no centro que representa o “Brasão das armas Croatas”. Ele é todo quadriculado em branco e vermelho que, segundo a lenda, representa as duas etnias que formam o país. J

á a explicação pelo quadriculado é uma referência ao jogo de xadrez, paixão do rei croata Drzislav, que adotou o xadrez como símbolo do reino após derrotar o governante de Veneza em uma partida. E tem mais: a flor símbolo do país é kockavica, também chamada de fritilaria, que tem as pélatas quadriculadas nas cores branca e vermelha.

Por que a camisa do Japão é azul?

A seleção do Japão é conhecida pelo apelido de “Samurais azuis” e usa essa cor de uniforme em referência a uma vitória sobre a Suécia nos Jogos Olímpicos de 1936. Como não tinha uniforme, o time jogou com uma camisa azul de uma universidade e, por ter dado sorte, virou o manto japonês.

Por que a camisa da Austrália é amarela?

A bandeira da Austrália é azul, com um quadrado no canto superior esquerdo com desenho igual à Union Flag, a bandeira do Reino Unido. Mas o país adota como cores representativas o amarelo e o verde, cores da árvore Alcacia dealbata, abundante no país.  O governo diz ainda que o amarelo representa as praias e o verde a natureza australiana.

Por que a camisa número 2 da Alemanha não será verde?

A Alemanha joga de branco e nesta Copa terá uma faixa vertical preta no meio da camisa, com o escudo centralizado. Mas o uniforme número 2 não será verde, como a seleção adota desde 1954. O verde remete ao gramado e à cor do escudo da Federação de Futebol da Alemanha (DFB), e a camisa dessa cor foi usada após a Segunda Guerra Mundial em homenagem ao uniforme da Irlanda, a primeira seleção que aceitou jogar contra o time alemão pós-guerra.

A verdade é que de verde a Alemanha nunca deu muita sorte. Em 1986, perdeu a final para a Argentina jogando com seu uniforme esverdeado. E, na Copa de 2018, foi eliminada pela Coreia do Sul ainda na fase de grupos também jogando de verde. Por isso, para a Copa do Catar, a Alemanha vai usar um segundo uniforme vermelho/grená e preto, lembrando as cores que usou na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, quando homenageou o uniforme do Flamengo e protagonizou o famoso 7 a 1 diante da Seleção Brasileira.

Por que a camisa da Inglaterra é branca?

A Inglaterra usa camisa branca desde o primeiro jogo de futebol da história, em 1863, diante da Escócia. 

E por que o uniforme número 2 dos ingleses é vermelho?

A Inglaterra usava camisa azul como segundo uniforme, remetendo às cores da bandeira do Reino Unido, até que na Copa de 1950, no Brasil, jogando de azul, os ingleses perderam para a seleção dos Estados Unidos. A partir de então, a Inglaterra adorou o vermelho como segundo uniforme. E de vermelho ganhou a final da Copa do Mundo que sediou em 1966.

Por que a camisa do Brasil é amarela?

O Brasil jogou de branco desde sua primeira partida, em 1914, até a final da Copa do Mundo de 1950. A derrota para o Uruguai no Maracanã, no famoso Maracanazo, fez a Confederação Brasileira de Futebol abandonar o branco. A Confederação Brasileira de Futebol e o jornal carioca Correio da Manhã promoveram um concurso em 1953 para definir as cores do uniforme da seleção, que deveria usar as cores da bandeira nacional. O gaúcho Aldyr Schlee venceu o concurso com o uniforme de camisa amarela com gola verde, calção azul e meias brancas, que tornou a Seleção Brasileira mundialmente famosa. A estreia da camisa canarinho foi em 1954.

E por que o uniforme número 2 da Seleção é azul?

Como quase ninguém jogava de amarelo, o Brasil nem se dava ao trabalho em pensar em uniforme número 2. Até chegar a Copa de 1958, quando a Suécia, que sempre jogava de azul, resolveu adotar o amarelo como seu uniforme oficial. A Seleção Brasileira jogou de amarelo até a final, quando teve de encarar os suecos. Sem poder usar seu uniforme principal, o jeito foi o massagista Mário Américo e o roupeiro Francisco de Assis irem às ruas de Estocolmo para comprar uma camisa azul (já que o Brasil não queria voltar a usar o branco por causa da derrota em 1950). 

Segundo o livro “A história das camisas de todos os jogos das Copas do Mundo”, de Paulo Gini e Rodolfo Rodrigues, o Brasil já tinha usado azul algumas vezes, quando pegou emprestado o uniforme do Boca Juniors, da Argentina, em uma partida de 1938, e usou camisas azuis emprestadas em jogos em 1939 e 1947. Mas a primeira partida oficial de azul foi mesmo a final da Copa de 1958, quando o uniforme com os escudos e números costurados tinha “as cores do manto de Nossa Senhora Aparecida", como disse à época o chefe da delegação brasileira, Paulo Machado de Carvalho.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.