Qual foi a maior zebra dos Mundiais de Clubes: Mazembe, Raja ou Tigres?

Zebras já aprontaram para times brasileiros no passado; até hoje, nenhum time europeu caiu nas semifinais

Paulo Guilherme Guri

O Flamengo enfrenta o Al Hilal, da Arábia Saudita, nesta terça-feira (7), pela semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. Na quarta (8), o Real Madrid joga contra o Al Ahly, do Egito, na outra partida semifinal. Favoritos nas partidas, Flamengo e Real Madrid temem a zebra que de vez em quando aparece nesta fase da competição.

Veja o vídeo acima

Desde 2005, o Mundial teve 10 participações de clubes brasileiros campeões da Libertadores. Sete deles chegaram até a final, e três venceram: o São Paulo, em 2005, o Internacional, em 2006, e o Corinthians, em 2012.

Apenas três times não conseguiram vencer a partida semifinal: Internacional, Atlético-MG e Palmeiras.

Em 2010, o Inter perdeu para o Mazembe, da República Democrática do Congo, por 2 a 0. A equipe gaúcha terminou a competição em terceiro lugar após vencer o Seongnam, da Coreia do Sul, na disputa pelo bronze.

Em 2013, o Atlético-MG perdeu para o Raja Casablanca, do Marrocos, por 3 a 1. Foi a segunda vez que Ronaldinho Gaúcho disputou um Mundial e não conseguiu vencer (ele perdeu com o Barcelona para o Inter em 2006). O Atlético-MG terminou em terceiro lugar após vencer o Guangzhou Evergrande, da China.

E, em 2020, o Palmeiras perdeu para o Tigres, do México, por 1 a 0 na semifinal. E ainda foi derrotado na disputa do terceiro lugar para o Al Ahly, nos pênaltis.

Outros times sul-americanos que perderam nas semifinais do Mundial de Clubes foram o Atletico Nacional, da Colômbia, que foi derrotado pelo Kashima Antlers, do Japão, em 2016; e o River Plate, da Argentina, que perdeu nos pênaltis para o Al Ain, dos Emirados Árabes, em 2018.

Nunca um clube europeu perdeu uma semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. Será que a zebra vai chegar ao poderoso Real Madrid?

Mais notícias

Carregar mais