O ex-jogador da seleção da Turquia, Ilhan Mansiz vai leiloar a camisa que usava quando marcou o “gol de ouro” da vitória dos turcos sobre Senegal nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2002. O dinheiro arrecadado será doado às vítimas do terremoto que atingiu o jogo, Anadokja sul da Turquia.
O gol marcado por Mansiz foi o último ‘gol de ouro’ das Copas do Mundo.
O gol de ouro era uma maneira que a Fifa adotou para definir o vencedor de uma partida que ia para a prorrogação. A equipe que fizesse o gol primeiro no tempo extra era declarada vencedora. O gol de ouro nasceu em 1996 e foi usado nas Copas do Mundo de 1998 e 2002.
Mansiz anunciou em sua conta de mídia social que a camisa foi colocada em leilão. O lance inicial é de 1 milhão de liras turcas (US$ 55 mil ou R$ 277 mil).
"Estou oferecendo em leilão a camisa que vesti no jogo Turquia x Senegal e doarei todo o valor arrecadado para as vítimas do terremoto", disse Mansiz.
O "gol de ouro" de Mansiz contra o Senegal na Copa do Mundo de 2002 é um dos momentos mais importantes da história do futebol turco. Com ela, a Turquia venceu por 1 a 0 e se classificou para as semifinais da Copa do Mundo, quando foi derrotada pela Alemanha também por 1 a 0. A Turquia terminou em terceiro lugar naquela Copa disputada no Japão e na Coreia do Sul.
'Gol de Ouro' nas Copas
Paraguai 0 x 1 França - oitavas de final da Copa de 98
?Laurent Blanc, aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação
Coreia do Sul 2 x 1 Itália - oitavas de final da Copa de 2002
?Jung-hwan aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação
Senegal 2 x 1 Suécia - oitavas de final da Copa de 2002
Henri Camara aos 14 minutos do primeiro tempo da prorrogação
Turquia 1 x 0 Senegal - quartas de final da Copa de 2002
Mansiz aos quatro minutos do primeiro tempo da prorrogação