A Croácia venceu o Brasil na disputa por pênaltis por 4 a 2, após empate por 1 a 1, e avançou para as quartas-de-final da Copa do Mundo. Os croatas nunca perderam disputas por pênaltis em Mundiais. Foram duas disputas em 2018 e agora mais duas em 2022.
A eficiência nas cobranças de pênaltis levou a Croácia às semifinais nesta Copa e na de quatro anos atrás. no Mundial da Rússia, os croatas venceram a Dinamarca nos pênaltis por 3 a 2, e nas quartas-de-final derrotou a Rússia por 4 a 3.
Agora, no Catar, os croatas passaram pelo Japão nas oitavas de final com uma vitória nos pênaltis (3 a 1) e sobre o Brasil (4 a 2).
A única derrota da seleção da Croácia em uma disputa por pênaltis foi na Eurocopa de 2008 para a Turquia.
Já para a Seleção Brasileira, a Copa termina com o gosto amargo da derrota nos pênaltis, como aconteceu no Mundial de 1986, quando a seleção caiu diante da França após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. Na outra vez que foi para os pênaltis, em 1994, o Brasil ganhou da Itália e foi campeão. E, em 1998, ganhou da Holanda nos pênaltis, nas semifinais, com duas boas defesas de Taffarel.