Foi no dia 16 de dezembro de 2012, há dez anos, que um gol de cabeça de Paolo Guerrero aproveitando uma bola mascada após chute de Danilo que definiu a vitória do Corinthians sobre o Chelsea por 1 a 0, no estádio de Yokohama, no Japão, e garantiu a conquista do título do Mundial de Clubes da Fifa. Foi a grande invasão corintiana ao Japão, na qual a Fiel ajudou a tornar o clube o campeão dos campeões.
Veja detalhes da conquista no vídeo acima
E foi também a consagração de um gigante de uniforme amarelo, o goleiro Cássio, que fechou o gol e fez defesas impossíveis. Cássio foi eleito o melhor jogador daquele Mundial. Ele comandava uma defesa que contava com os laterais Alessandro e Fabio Santos e os zagueiros Chicão e Paulo André.
O meio de campo corintiano tinha a força de Ralf, a velocidade de Paulinho, a dedicação de Jorge Henrique e a serenidade de Danilo. Na frente, o herói do título da Libertadores, Emerson Sheik, e o peruano Guerrero, o “Cabeça de Anjo”.
O técnico espanhol Rafa Benítez apostou em um meio de campo leve, com o brasileiro Ramires, o espanhol Juan Mata, o inglês Lampard e o belga Hazard, deixou o meia Oscar na reserva de Moses, e confiou no oportunismo de Fernando Torres.
Para chegar à final, o Corinthians venceu o Ah Ahly, do Egito, na semifinal, por 1 a 0, também com gol de Guerrero.
O Chelsea venceu o Monterrey do México por 3 a 1 e foi para a decisão contra o Corinthians com um time mais ofensivo.
Foi a conquista que projetou o trabalho do técnico Tite e o jogo competitivo e solidário dos jogadores corintianos. O Japão ficou contaminado pela euforia dos torcedores. Mais de 68 mil pessoas no estádio, cerca de 30 mil que saíram do Brasil só para ver o Corinthians jogar. Tudo valeu muito a pena!
Foi a última grande conquista internacional de um clube brasileiro. Outros cinco times do país disputaram o Mundial de Clubes da Fifa depois da conquista do Corinthians. Em 2013, o Atlético-MG ficou em terceiro lugar. Em 2017, o Grêmio foi vice-campeão. Em 2019, o Flamengo também ficou em segundo lugar. E o Palmeiras disputou em 2020 e 2021, ficando com um quarto lugar e um vice-campeonato, respectivamente. O Flamengo irá disputar a edição de 2022 que será realizada em fevereiro do ano que vem no Marrocos.
Em tempo: nesta sexta-feira (16) o Corinthians também comemora 32 anos da conquista do título brasileiro de 1990, o primeiro da história do clube. O craque Neto era o camisa 10!
Corinthians 1 x 0 Chelsea
Data: 16 de dezembro de 2012- Gol: Guerrero, aos 23 minutos do segundo tempo
- Público: 68.275 pagantes
- Corinthians: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson (Wallace); Guerrero (Martínez). Técnico: Tite.
- Chelsea: Cech; Ivanovic (Azpilicueta), Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Ramires e Lampard; Moses (Oscar), Juan Mata e Hazard (Marin); Fernando Torres. Técnico: Rafael Benítez.
- Árbitro: Cüneyt Çakir (Turquia)
Cartões amarelos: Jorge Henrique (Corinthians); Cahill e David Luiz (Chelsea)
Cartão vermelho: Cahill (Chelsea) - Local: Estádio Internacional de Yokohama, em Yokohama (JAP)