Corinthians comemora 10 anos da conquista do Mundial de Clubes da Fifa no Japão

Gol de Guerrero e a invasão da Fiel ao Japão entraram para a história na última grande glória mundial de um clube brasileiro

Paulo Guilherme Guri

Foi no dia 16 de dezembro de 2012, há dez anos, que um gol de cabeça de Paolo Guerrero aproveitando uma bola mascada após chute de Danilo que definiu a vitória do Corinthians sobre o Chelsea por 1 a 0, no estádio de Yokohama, no Japão, e garantiu a conquista do título do Mundial de Clubes da Fifa. Foi a grande invasão corintiana ao Japão, na qual a Fiel ajudou a tornar o clube o campeão dos campeões.

Veja detalhes da conquista no vídeo acima

E foi também a consagração de um gigante de uniforme amarelo, o goleiro Cássio, que fechou o gol e fez defesas impossíveis. Cássio foi eleito o melhor jogador daquele Mundial. Ele comandava uma defesa que contava com os laterais Alessandro e Fabio Santos e os zagueiros Chicão e Paulo André.

O meio de campo corintiano tinha a força de Ralf, a velocidade de Paulinho, a dedicação de Jorge Henrique e a serenidade de Danilo. Na frente, o herói do título da Libertadores, Emerson Sheik, e o peruano Guerrero, o “Cabeça de Anjo”.

O técnico espanhol Rafa Benítez apostou em um meio de campo leve, com o brasileiro Ramires, o espanhol Juan Mata, o inglês Lampard e o belga Hazard, deixou o meia Oscar na reserva de Moses, e confiou no oportunismo de Fernando Torres. 

Guerrero fez o gol do título (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

Para chegar à final, o Corinthians venceu o Ah Ahly, do Egito, na semifinal, por 1 a 0, também com gol de Guerrero. 

O Chelsea venceu o Monterrey do México por 3 a 1 e foi para a decisão contra o Corinthians com um time mais ofensivo. 

Foi a conquista que projetou o trabalho do técnico Tite e o jogo competitivo e solidário dos jogadores corintianos. O Japão ficou contaminado pela euforia dos torcedores. Mais de 68 mil pessoas no estádio, cerca de 30 mil que saíram do Brasil só para ver o Corinthians jogar. Tudo valeu muito a pena!

Foi a última grande conquista internacional de um clube brasileiro. Outros cinco times do país disputaram o Mundial de Clubes da Fifa depois da conquista do Corinthians. Em 2013, o Atlético-MG ficou em terceiro lugar. Em 2017, o Grêmio foi vice-campeão. Em 2019, o Flamengo também ficou em segundo lugar. E o Palmeiras disputou em 2020 e 2021, ficando com um quarto lugar e um vice-campeonato, respectivamente. O Flamengo irá disputar a edição de 2022 que será realizada em fevereiro do ano que vem no Marrocos.

Em tempo: nesta sexta-feira (16) o Corinthians também comemora 32 anos da conquista do título brasileiro de 1990, o primeiro da história do clube. O craque Neto era o camisa 10!

Cássio foi eleito o craque do Mundial (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

Corinthians 1 x 0 Chelsea


  • Data: 16 de dezembro de 2012
  • Gol: Guerrero, aos 23 minutos do segundo tempo
  • Público: 68.275 pagantes
  • Corinthians: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson (Wallace); Guerrero (Martínez). Técnico: Tite.
  • Chelsea: Cech; Ivanovic (Azpilicueta), Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Ramires e Lampard; Moses (Oscar), Juan Mata e Hazard (Marin); Fernando Torres. Técnico: Rafael Benítez.
  • Árbitro: Cüneyt Çakir (Turquia)

    Cartões amarelos: Jorge Henrique (Corinthians); Cahill e David Luiz (Chelsea)
    Cartão vermelho: Cahill (Chelsea)
  • Local: Estádio Internacional de Yokohama, em Yokohama (JAP)

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.