Álbum da Copa de 1982 fez sucesso com figurinhas que vinham no chiclete

Colecionadores compravam caixas para tirar as figurinhas e jogar muitos chicletes fora. Álbum deixou saudades

Paulo Guilherme Guri

Figurinhas da Seleção Brasileira no álbum da Copa de 1982  Reprodução
Figurinhas da Seleção Brasileira no álbum da Copa de 1982
Reprodução

Figurinhas autocolantes, escudos em cromos metálicos, jogadores “legends”, todas as atrações do álbum da Copa do Mundo de 2022 eram inimagináveis 40 anos atrás. Pais e avós dos pequenos colecionadores guardam com saudades na memória o álbum de figurinhas da Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Naquela época, as figurinhas não vinham nos envelopes que a gente compra nas bancas. Elas vinham enroladas dentro de um chiclete. 

Era uma figurinha em cada chiclete. Para completar o álbum você tinha que comprar pelo menos 300 chicletes! Isso sem falar nas repetidas. Tinha gente que comprava caixas que vinham dezenas de chicletes, tiravas as figurinhas e jogava as gomas de mascar fora.

O álbum foi organizado pela Editora Omni. Cada seleção tinha uma figurinha de bandeira, uma do mascote e 11 de jogadores. As seleções menos tradicionais como Camarões, Honduras, El Salvador, Nova Zelândia, Kuwait e Argélia tinham só cinco figurinhas: uma bandeira e quatro jogadores aleatórios. 

O Brasil tinha duas páginas, com uma figurinha de bandeira, uma de mascote, e mais 27 jogadores. Tinha os craques da Seleção que fez história em 1982, como Zico, Sócrates, Falcão, Cerezo, Oscar, Eder e Júnior, mas também tinha jogadores que nem foram para aquele Mundial, como o lateral-direito Perivaldo, o volante Rocha, os meias Pita e Mário Sérgio e os atacantes Robertinho e Reinaldo.

As imagens dos jogadores eram fotos tiradas nos jogos ou na hora em que eles cantam o hino nacional, assim, cada seleção tinha uma variedade de poses e até de uniformes: alguns com agasalho, alguns com a camisa e, no caso do Chile, o zagueiro Figueroa apareceu com a camisa do Internacional. 

A figurinha mais difícil do Brasil era do atacante Roberto Dinamite. Demorou muito para aparecer nas trocas entre os colecionadores. Também a da bandeira da Irlanda e o atacante peruano Barbadillo eram disputadas com afinco na brincadeira do bafo.

Coincidentemente, as páginas das seleções da Alemanha Ocidental e da Itália aparecem lado a lado no álbum. As duas equipes fizeram a final daquela Copa e a Itália foi campeã.

O sucesso foi tanto que logo depois lançaram um álbum de figurinhas da Fórmula 1 que também vinham no chiclete. Na Copa seguinte, em 1986, também foi lançado um álbum com figurinhas que vinham no chiclete, mas a coleção era mais confusa, o álbum era difícil de encontrar e o sucesso não foi o mesmo que em 1982. 

A partir de 1990, a editora Panini, que tinha os direitos internacionais do álbum oficial, entrou no Brasil e passou a vender as figurinhas da forma que conhecemos hoje, com pacotinhos com os cinco cromos autocolantes.

Copa do Mundo de 1982

  • Período: 13 de junho a 11 de julho de 1982
  • País-sede: Espanha
  • Campeão: Itália
  • Vice-campeão: Alemanha Ocidental
  • 3º lugar: Polônia
  • 4º lugar: França
  • Artilheiro: Paolo Rossi (Itália), 6 gols
  • Participação do Brasil: eliminado na segunda fase após perder para a Itália por 3 a 2. O time era Waldir Peres; Leandro, Oscar, Luisinho e Júnior, Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico; Serginho e Eder. O técnico era Telê Santana. Também jogaram Edevaldo, Batista, Paulo Isidoro, Dirceu.
  • .

Final: Itália 3 x 1 Alemanha Ocidental

  • Gols: Paolo Rossi (ITA) aos 12, Tardelli (ITA) aos 24, Altobelli (ITA) aos 36, e Breitner (ALE) aos 38 minutos do 2º tempo
  • Itália: Zoff; Collovati, Gentile, Scirea e Cabrini; Bergomi, Oriali e Tardelli; Conti, Graziani (Altobeli)(Causio) e Paolo Rossi. Técnico: Enzo Bearzot
  • Alemanha Ocidental: Schumacher; Kaltz, Karl Forster, Bernd Forster e Briegel; Stielike, Dremmler (Hrubesch) e Breitner; Littbarski, Fischer e Rummenigge (Hansi Müller). Técnico: Jupp Derwall
  • Árbitro: Arnaldo César Coelho (BRA)
  • Público: 90.000 pessoas
  • Local: Estádio Santiago Bernabeu, em Madri

Mais notícias

Carregar mais