Há 150 anos, nascia um homem que ia mudar o Brasil. No dia 24 de novembro de 1874, nascia em São Paulo Charles Miller, um dos “pais” do futebol nacional.
A história é conhecida. Filho de imigrante escocês e uma brasileira, Charles foi estudar ainda criança na Inglaterra. Ali, aprendeu sobre um esporte novo, jogado com os pés. Quando voltou ao país dez anos depois, trouxe duas bolas e um livro de regras, disposto a propagar o futebol no Brasil.
Realizou o primeiro jogo “oficial” em 1985, entre a São Paul Railway e a Companhia de Gás de São Paulo. Há um debate se esse foi realmente a primeira “pelada” brasileira, existem relatos de trabalhadores portuários jogando futebol anteriormente e até registros de jogos em colégios.
O que não dá para discutir é a sua importância na disseminação e estruturação do futebol no país. Ele ajudou a organizar o primeiro campeonato paulista da história, em 1902.
A experiência extra fez ele ser o primeiro “craque” nacional, ele liderou o São Paulo Athletic Club (SPAC) ao tricampeonato nas três primeiras edições, sendo artilheiro de 1902, com dez gols e de 1904, com nove gols.
Charles, inclusive, é o inventor da “chaleira”, jogada que usa o calcanhar para mover a bola. O nome não vem do utensílio doméstico, mas sim de Miller.