A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fez duas mudanças no regulamento da Copa do Brasil para 2025: a partir de agora não haverá vantagem do empate para o time de melhor ranking na 1ª fase; e um jogador poderá defender duas equipes na mesma edição da Copa.
A primeira mudança ficou evidente no Capítulo 4, artigo 21, do regulamento: "Os critérios de desempate para indicar o Clube vencedor de cada confronto são os seguintes: I. 1ª Fase – em caso de empate, a classificação será definida através de cobrança de pênaltis".
Em edições anteriores da Copa do Brasil, na 1ª fase, quando havia um empate, o time de melhor ranking, que jogava fora de casa, se classificava. Dessa forma muitas equipes grandes avançavam sem derrotar equipes menores. A partir de agora tudo será decidido nos pênaltis. Na segunda fase essa regra já existia e não foi alterada.
A primeira fase da Copa do Brasil conta com 80 equipes, cujos confrontos serão conhecidos por sorteio, que definirá também o chaveamento da segunda fase. Esse sorteio ainda não teve data divulgada.
Depois, na terceira fase, 12 times ingressarão. Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, Paysandu, Flamengo, CRB, Santos, São Paulo, Corinthians, Bahia e Cruzeiro se classificaram diretamente para a terceira fase, por campanhas realizadas em 2024. Depois disso o mata-mata segue normalmente, até definir o campeão.
Limite de times
Até agora a CBF não permitia que o mesmo jogador disputasse a Copa do Brasil por dois times. Mas isso mudará a partir de 2025. A entidade determinou que o mesmo atleta pode ser inscrito por, no máximo, dois times no torneio.
Além disso, a equipe só poderá inscrever, no máximo, três atletas que já tenham vestido a camisa de outro time na competição.
Quando será a Copa do Brasil?
Os jogos da primeira fase têm como datas-base os dias 19 e 26 de fevereiro, e as finais, os dias 2 e 9 de novembro.