A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fez uma grande reunião, nesta sexta-feira (23), para debater sobre a arbitragem do futebol brasileiro. A principal resolução é que agora vão acontecer encontros semanais para debater sobre as atuações dos juízes.
O evento desta sexta durou cerca de quatro horas e contou com a participação de muitos envolvidos nessa questão: o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues; o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme; vários presidentes de federações estaduais e clubes; e 50 árbitros e assistentes.
A nova reunião sobre arbitragem será um encontro virtual com os integrantes da Comissão de Arbitragem. Ela acontecerá toda segunda-feira e contará com representantes de cada divisão.
"Eu pensei muito quando eu decidi fazer essas reuniões. Sou assim, eu gosto de ouvir críticas que sejam construtivas e que nos direcionem. O objetivo é melhorar a arbitragem e temos que ter a humildade para ouvir. Tem acontecido equívocos que não eram para acontecer. Quem acompanha os jogos sabe. Essas questões têm que ser discutidas. As críticas ajudam no processo de melhoria", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Seneme disse que ouviu muitas críticas sobre as diferenças de critérios e também sobre o VAR. Ele também elogiou a nova ideia da reunião semanal: “O presidente Ednaldo me deu essa ideia, a gente desenvolveu, foi muito bem aceita pelos clubes. Vai ser uma experiência muito positiva, porque existem muitas dúvidas dos clubes em relação à regra do jogo e aos critérios que os árbitros adotam para determinada situação. A arbitragem brasileira sai muito mais fortalecida de um evento como esse”.
Dirigentes de diversos clubes, como Sérgio Coelho (Atlético-MG), Marcelo Paz (Fortaleza), Victor Ferraz (Bahia), Rodolfo Landim (Flamengo) e Marquinhos Chedid (RB Bragantino) participaram do evento e também elogiaram a CBF pelo encontro e pela criação da reunião semanal.