O Boca Juniors se classificou para a semifinal da Copa Libertadores de 2023 e vai enfrentar o Palmeiras com alguns rostos conhecidos, como Edinson Cavani em campo e Juan Román Riquelme fora dele. Porém o time gera desconfiança para a própria torcida, por causa de resultados e desempenhos fracos nos últimos meses.
Jogadores conhecidos
Entre os jogadores, o principal nome do Boca é Cavani, que disputou 4 jogos e fez 1 gol até agora. Ele ainda não se encaixou perfeitamente no time e sai bastante do ataque para tentar criar jogadas.
O centroavante do Boca é um conhecido dos palmeirenses, Miguel Merentiel. O Verdão emprestou o jogador e não há cláusula no contrato que impeça a participação dele no duelo.
Outro “velho conhecido” dos palmeirenses é Darío Benedetto, que fez o gol que eliminou o Palmeiras na semifinal da Libertadores de 2018. Ele é reserva e está em má fase, mas ainda carrega a fama de vilão do Verdão.
O Boca também tem jogadores que são conhecidos por terem atuado bastante na seleção argentina. Um deles é o goleiro Romero, herói na classificação para a semifinal. O outro é o zagueiro Marcos Rojo, ex-Manchester United.
O Boca tem ainda um jogador com uma passagem mais alternativa pelo futebol brasileiro: o peruano Luís Advíncula fez 6 jogos pela Ponte Preta, além de já ter enfrentado a seleção brasileira defendendo o Peru.
Jogadores menos conhecidos para ficar de olho
Entre os mais jovens, o Boca tem promessas importantes: o lateral esquerdo Valentín Barco já foi até especulado no Manchester City. Ele não jogou contra o Racing porque teve problemas físicos, mas deve enfrentar o Palmeiras.
O Palmeiras precisa ficar atento também a Cristian Medina, meio-campista de 21 anos do Boca, que já foi comparado a outros jogadores revelados pelo Boca nessa posição.
Riquelme dirigente
Ídolo revelado no Boca, Riquelme agora é vice-presidente de futebol do clube. Ele está no cargo desde 2020 e conquistou muito poder interno. Inclusive já falou em ser candidato a presidente na próxima eleição.
Riquelme esteve em campo quando o Boca derrotou o Palmeiras em dois jogos decisivos da Libertadores, na final de 2000 e na semifinal de 2001 - quando inclusive fez gol contra o Verdão.
Desconfiança
Apesar de chegar longe na Libertadores, a campanha do Boca não é brilhante. Na primeira fase o time teve algumas dificuldades, como a derrota para o Deportivo Pereira na 4ª rodada.
No mata-mata o Boca só eliminou Nacional-URU e Racing nos pênaltis, após quatro empates.
Normalmente o time joga com 3 zagueiros e tem um sistema defensivo forte, mas cria poucas chances de gol.
O Boca ficou em 7º lugar na “primeira fase” do Campeonato Argentino, disputada no primeiro semestre. A “segunda fase” começou recentemente, com o Boca somando uma vitória e uma derrota no Grupo B.