O Real Madrid obteve nesta quarta-feira (4) uma classificação histórica para a final da Liga dos Campeões da Europa após vencer o Manchester City por 3 a 1 na prorrogação, mas não foi só a equipe merengue que ficou nos holofotes. O técnico Carlo Ancelotti também marcou o seu nome na história da competição após a vaga na final.
O italiano se tornou o primeiro treinador a chegar em cinco decisões de Liga dos Campeões, superando Marcello Lippi, Alex Ferguson, Miguel Muñoz e Jurgen Klopp, técnico do Liverpool e que será o seu próximo rival na competição. A final desta temporada acontece no dia 28 de maio, no Stade de France, em Saint-Denis.
Ancelotti tem um bom aproveitamento em decisões do principal torneio interclubes do Velho Continente. O comandante levou a taça para casa em três oportunidades, uma delas com o Real Madrid em 2013/2014, no confronto contra o rival Atlético de Madrid. As outras duas conquistas foram com o Milan, nas temporadas de 2002/2003 e 2006/2007.
A única derrota de Carlo Ancelotti na Liga dos Campeões foi justamente para o Liverpool, adversário desta temporada, em 2004/2005, na Turquia. Na ocasião, como comandante do Milan, o italiano viu a equipe rossonera abrir 3 a 0, mas depois levou o empate e perdeu para os Reds nos pênaltis. A decisão ficou conhecida como “O Milagre de Istambul” para os ingleses.