Brasileiro naturalizado ucraniano, Junior Moraes pode servir na guerra

Jogador está no mesmo hotel que outros brasileiros e aguarda orientações para deixar o país, mas dupla cidadania pode impedir evasão

Por Gabriela Santos

Brasileiro naturalizado ucraniano, Junior Moraes pode servir na guerra Ivan Storti/Santos FC
Brasileiro naturalizado ucraniano, Junior Moraes pode servir na guerra
Ivan Storti/Santos FC

Aluísio Chaves Ribeiro Moraes Júnior, conhecido com Júnior Moraes, corre o risco de ter que servir na guerra entre Rússia e Ucrânia. O jogador é brasileiro, mas se naturalizou ucraniano.

O atacante atua há 10 anos em times que pertencem à Ucrânia, atualmente ele pertence ao Shaktar Donetsk e pela Seleção Ucraniana. No momento, ele está em um hotel aguardando orientações das autoridades brasileiras e tenta retornar ao seu país de origem. Júnior aparece no vídeo em que outros jogadores brasileiros pedem ajuda ao governo brasileiro.

Vídeo: Jogadores brasileiros retidos em Kiev pedem ajuda

No entanto, na última segunda-feira (21), Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, declarou estado de mobilização, sendo assim nenhum cidadão ucraniano do sexo masculino pode deixar o país.

Com essa condição, as chances de Júnior Moraes reencontrar sua família que está no Brasil caem. Ao se naturalizar, ele tem os mesmos direitos e deveres de outros cidadãos do país do leste europeu.

No Brasil

Júnior Moraes é natural de Santos, litoral de São Paulo, o jogador atuou pelo time de sua cidade, Santo André e também pela Macaca, Ponte Preta.

Mais notícias

Carregar mais