Esporte

Brasil vence a Ucrânia de virada e vai à final da Copa do Mundo de futsal

Dyego foi o grande destaque da partida, participando dos três gols da vitória

Da redação

Brasil vence a Ucrânia de virada e vai à final da Copa do Mundo de futsal
Leto Ribas/CBF

O Brasil está a uma vitória do título na Copa do Mundo de futsal de 2024, no Uzbequistão. Em jogo nesta quarta-feira (2) pelas semifinais da competição, a equipe venceu a Ucrânia de virada por 3 a 2 e avançou à decisão, graças a uma atuação decisiva de Dyego.

Com o resultado, os brasileiros garantiram a primeira das duas vagas na final do próximo domingo (6). O título será decidido será contra o vencedor do duelo da outra semifinal entre Argentina e França, que se enfrentam na quinta-feira (3).

A Ucrânia, por sua vez, disputará o terceiro lugar contra quem for eliminado no jogo entre franceses e argentinos. A medalha de bronze será disputada no mesmo dia da final.

Rumo ao hexa

Em dez edições da Copa do Mundo de futsal desde 1989, é a sétima vez que o Brasil vai para as finais. O time foi campeão em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012, além de vice em 2000. Em compensação, foi terceiro lugar em 2004 e 2021, além de ter sido eliminado nas oitavas de final de 2016.

A Ucrânia, por sua vez, chegou às semifinais pela segunda vez e pode conquistar uma medalha de bronze inédito. Até então, o melhor resultado da história do time havia sido o quarto lugar em 1996.

O jogo

O Brasil chegou a balançar as redes aos 9 minutos do primeiro tempo, com Leandro Lino. No entanto, a arbitragem marcou falta do camisa 9 no goleiro Oleksandr Sukhov e invalidou o lance.

O primeiro gol do jogo foi marcado por Ihor Cherniavsky, aos 17 minutos da primeira etapa. O camisa 8 recebeu na esquerda, limpou a marcação e chutou rasteiro no canteiro direito de Willian.

No segundo tempo, porém, o Brasil reagiu. No primeiro minuto, Dyego recebeu na esquerda e bateu cruzado – Rostyslav Semenchenko desviou contra e empatou.

Um minuto depois, o camisa 7 recebeu da direita após roubada de bola e mandou para o gol. Sukhov ainda defendeu a primeira, mas o próprio Dyego aproveitou a sobra e virou o jogo.

Só que a Ucrânia empatou de novo aos 11 minutos. Ihor Korsun roubou a bola, tabelou no ataque e apareceu na área para escorar para as redes.

Quando o jogo caminhava para um empate, o Brasil fez 3 a 2: em tiro livre a 4 minutos para o fim, Dyego achou espaço, mandou para o fundo das redes e deu números finais à partida.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais