Brasil terá atleta mais jovem e mais velho competindo na Paralimpíada de Paris

Nadador Victor dos Santos e mesatenista Sophia Kelmer são os mais jovens com 16 anos; aos 64 anos, Eugênio Franco, do tiro com arco é o mais experiente dos Jogos; aos 59 anos, Beth Gomes é a mais experiente entre as mulheres

Da Redação

Eugênio Franco, de 64 anos e Elizabeth Gomes, de 59 anos, são os atletas mais experientes nas Paralímpiadas de Paris 2024
Crédito: Marcello Zambrana/CPB

A Paralimpíada de Paris começa na próxima quarta-feira (28) com a cerimônia de abertura marcada para às 15h (horário de Brasília) e as primeiras competições na manhã de quinta-feira.

Entre os 255 paraatletas que vão competir em Paris, o país conta com os mais jovens e os mais experientes da competição.

O nadador Victor dos Santos Almeida, da classe S9, de apenas 16 anos é o novato. Apesar da pouca idade, o atleta possui conquistas no Parapan-Americano de Santiago, no Chile, em 2023 e no World Series disputado no méxico, em 2022.

Também com 16 anos, a mesatenista Sophia Kelmer da classe 8 é a mais jovem entre as mulheres. A paraatleta também possui conquistas no Parapan de Santiago e é tetracampeã brasileira.

Eugênio Franco, do tiro com arco, classe W1, é o mais experiente dos Jogos Paralímpicos. Aos 64 anos, iniciou na modalidade em 2011, quando estava desenvolvendo um estágio de pós-doutorado em Portugal.

Aos 59 anos, Elizabeth Gomes do lançamento de disco, classe F53 é a mais experiente. Com várias conquistas e recordes pessoais, a paraatleta é forte candidata para subir ao pódio.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.