A Fifa anunciou que o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de futebol feminino em 2027. A entidade realizou a votação na madrugada desta sexta-feira (17) e confirmou a vitória brasileira.
O Brasil concorreu com uma candidatura tripla, formada por Alemanha, Bélgica e Holanda. A campanha brasileira já tinha recebido uma nota melhor na primeira avaliação: 4 contra 3,7.
Nesta sexta, no 74º Congresso da Fifa, realizado na Tailândia, representantes das duas candidaturas fizeram uma apresentação de 15 minutos. O ex-jogador Clarence Seedorf foi um dos defensores dos países europeus, entre outras autoridades.
Pelo Brasil quem falou foi a apresentadora Duda Pavão, interagindo com uma “inteligência artificial” chamada Iara. Ela mostrou informações da candidatura e exibiu vídeos de diversas personalidades, inclusive a Rainha Marta.
Depois disso, as 207 federações filiadas à Fifa votaram e escolheram o Brasil como sede. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, agradeceu pelos votos e mencionou a tragédia do Rio Grande do Sul, prometendo desenvolver o futebol feminino no estado. Gianni Infantino, presidente da Fifa, falou em português que será a melhor Copa do Mundo da história.
Será a primeira vez que a Copa feminina vai acontecer na América do Sul. Veja como foram as outras Copas do Mundo femininas:
1991
Sede: China
Campeão: Estados Unidos
1995
Sede: Suécia
Campeã: Noruega
1999
Sede: Estados Unidos
Campeão: Estados Unidos
2003
Sede: Estados Unidos
Campeã: Alemanha
2007
Sede: China
Campeã: Alemanha
2011
Sede: Alemanha
Campeão: Japão
2015
Sede: Canadá
Campeão: Estados Unidos
2019
Sede: França
Campeão: Estados Unidos
2023
Sede: Austrália e Nova Zelândia
Campeã: Espanha