O Brasil conquistou sua primeira medalha no judô nas paralimpíadas de Paris nesta quinta-feira (5) Arena Champ-de-Mars.
Em sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos, Rosicleide Andrade, de 26 anos, derrotou a argentina Rocio Ledesma. A campanha da paratleta potiguar foi de vitória contra a atleta da Mongólia, Suvd-Edene Togtokhbayar ccom dois waza-ari, mas na semifinal perdeu para a ucraniana Nataliya Nikolaychyk por imobilização.
Na disputa pelo bronze, Rosi enftentou Ledesma. A brasileira foi melhor e com um golpe a dois minutos do final, a atleta conseguiu um waza-ari, mas a arbitragem retirou a pontuação. Em seguida, a potiguar deu um ippon e venceu a luta.
Rosicleide tem retinopatia em decorrência da prematuridade, uma vez que nasceu com seis meses de gestação. Antes do judô, praticou balé e caratê.
O Brasil teve outros dois lutadores brigando por pódio na estreia da modalidade em Paris, mas ambos acabaram perdendo suas lutas valendo o bronze: o manauara Elielton Oliveira, de 28 anos, segundo melhor da categoria até 60 kg para atletas J1, parou no líder do ranking mundial, o indiano Kapil Parmar.
Já o paraense Thiego Marques, de 25, que luta no mesmo peso do companheiro, mas na classe J2 (para atletas com baixa visão), não conseguiu superar o argelino Ishak Ouldkouider.