Botafogo e Palmeiras chegam ao auge de uma rivalidade crescente; relembre

Textor disse que Palmeiras e Botafogo farão uma revanche na Libertadores, após os jogos marcantes de 2023

Redação

Leila Pereira e John Textor discutiram publicamente nos últimos meses
Botafogo/ Divulgação

O sorteio da Copa Libertadores proporcionou um encontro chamativo para o futebol brasileiro: Botafogo e Palmeiras fizeram jogos marcantes no Brasileirão de 2023 e ainda protagonizaram polêmicas nos últimos meses. Agora eles vão duelar na Libertadores, em jogos que vão acirrar essa rivalidade recente.

Palmeiras 0 x 1 Botafogo

Tudo começou em 25 de junho de 2023, quando o Botafogo estava embalado no Brasileirão e enfrentou o Palmeiras, atual campeão, pela 12ª rodada. Era considerado o grande teste para ver se o Botafogo tinha consistência para ir longe. E mesmo no Allianz Parque, o Fogão venceu por 1 a 0, com gol de Tiquinho, pênalti perdido por Raphael Veiga e bonitas jogadas de Segovinha. A vitória empolgou de vez a torcida botafoguense.

Botafogo 4 x 3 Palmeiras

Quando os times se reencontraram no Brasileirão, o Botafogo já tinha passado por várias fases: primeiro abriu grande vantagem na liderança, mas depois perdeu o técnico Luis Castro e começou a perder desempenho. Já o Palmeiras estava baqueado por eliminações e tentava focar no Brasileirão.

O começo do jogo indicou uma goleada histórica para o Botafogo, que abriu 3 a 0 e podia ter feito mais gols. Mas o Palmeiras reagiu e fez gol logo no começo do 2º tempo. O Botafogo sofreu com a expulsão de Adryelson e o pênalti perdido por Tiquinho. E o Verdão construiu a virada épica com outro gol de Endrick e dos zagueiros Gustavo Gómez e Murilo.

Polêmicas

A expulsão de Adryelson, no jogo contra o Palmeiras, causou muita polêmica. Logo depois do jogo, John Textor, dono da SAF do Botafogo, já começou a reclamar muito da arbitragem e disse que havia corrupção no futebol brasileiro. As reclamações se repetiram em outras rodadas, enquanto o Botafogo se desorganizava e perdia o campeonato. E no fim o Palmeiras terminou como campeão novamente.

Textor subiu o tom nas críticas contra a arbitragem e disse que tinha provas de manipulação de resultados que favoreceram o Palmeiras em duas temporadas.

A presidente do Verdão, Leila Pereira, começou a defender o clube e atacar Textor, chamando ele de "idiota", "fanfarrão", entre outras ofensas. Textor prometeu entrar com processo por injúria e difamação.

Enquanto isso, as denúncias de manipulação já foram analisadas em uma CPI no Congresso. A maioria das provas apontadas por Textor é baseada em estudo com uso de inteligência artificial.

Depois do sorteio desta segunda, Textor se manifestou e disse que será uma revanche entre Botafogo e Palmeiras: "Grande técnico, grandes jogadores... Um grande adversário... É uma revanche. Vamos jogar!".

Um detalhe curioso é que agora o duelo terá dois técnicos portugueses que já passaram pelo Braga, Abel Ferreira e Arthur Jorge.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.