Botafogo registra SAF e aguarda por investidor americano

Clube carioca agora aguarda aporte de R$ 400 milhões de investidor norte-americano

Da Redação

Botafogo cumpre mais uma fase para ter um novo dono Vítor Silva/Botafogo
Botafogo cumpre mais uma fase para ter um novo dono
Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo anunciou nesta segunda-feira (3) o registro do CNPJ da Botafogo SAF e mais um passo para tornar o time carioca em uma sociedade anônima do futebol.

Após a etapa do registro do CNPJ, o Botafogo completou a parte burocrática necessária para que o Botafogo receba o aporte de um investidor, que deve ser o americano John Textor, da Eagle Holdings, que é um dos sócios que comandam o Crystal Palace, da Inglaterra.

O clube divulgou um comunicado assinado pelo CEO Jorge Braga, um dos responsáveis pelo processo de criação da Botafogo SAF.

- É com muita satisfação que compartilho com vocês que tivemos registrada a constituição da SAF através de um novo CNPJ. Fizemos com muito cuidado, zelo, orientados pelos melhores escritórios de advocacia do país e 100% alinhado com a lei. Com muita preocupação de fazer adequadamente, de forma estruturada, com laudo técnico, inclusive escolhendo conselheiros e diretores de notório saber. Como exige a lei, sem relação com o clube, mas com profundo conhecimento sobre cisão de ativos e estruturação de empresas - disse o CEO Jorge Braga no comunicado.

Com fase legal completa, John Textor deve comprar 90% das ações do clube por aproximadamente R$410 milhões. Jorge Braga também explicou esse processo da chegada de um investidor.

- Isso completa a fase legal necessária para chegada e aporte de um investidor. Até a efetiva venda das ações para investidor qualificado e devidamente aprovado pelos órgãos estatutários do clube, a SAF terá caráter pré-operacional - completou o executivo.

O Botafogo também anunciou os novos diretores e conselheiros que devem gerir a Botafogo SAF.

CONSELHO FISCAL

Gaspar Carreira Júnior

- Gaspar Carreira, 54 anos, é economista, atua há 30 anos no mercado corporativo na área de finanças e há 9 anos em governança corporativa. Atualmente, além de Conselheiro em diversas empresas e startups, é sócio da GC experts e do Celint, empresas de consultoria financeira e de formação e serviços de governança.

Marco Schroeder

- Marco Norci Schroeder, 57 anos, economista pela UFRGS, com especialização em gestão na Harvard Business School. Carreira na área de comunicação e telecomunicações, com passagens pela RBS, NET, Contax e Oi, onde foi CEO até 2017. Atualmente, é Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Sistel.

Luiz Frazão

- Luís Henrique de Moraes Frazao, 58 anos, é advogado e contabilista. Atua há quase 40 anos no assessoramento a empresas e famílias, no Brasil e no exterior. Atualmente, é sócio de um escritório de advocacia.

CONSELHO ADMINISTRATIVO

Fernando Pereira

- Fernando Pereira da Silva, 67 anos, é engenheiro e possui pós-graduação em análise de investimento pela PUC-RJ. Tem carreira na área de seguros e exerceu liderança em empresas do setor. Atua desde 2000 na Aon Inc (Empresa líder global de seguros resseguros e análise de riscos), onde atualmente possui o cargo de CEO da América Latina e é membro do Comitê Global de Gestão.

Alessandro Langone

-Alessandro Langone, 30 anos, graduado em Direito e Ciências contábeis, MBA em gestão esportiva e empresarial, ambos pela FGV. Trabalhou de 2015 a 2021 em BIG4, realizando consultorias e auditorias de grande empresas nacionais e internacionais. Atualmente, exerce o cargo de Controller no Botafogo.

Durcesio Mello

- Durcesio Mello, 66 anos, é engenheiro químico e empresário de companhias cerca de 30 anos de história. Possui empreendimentos em diversos segmentos. Sócio-proprietário do Botafogo desde 1994, é o atual Presidente do Botafogo de Futebol e Regatas.

DIRETORIA

David Nunes

- David Nunes, 55 anos, é formado em Ciências Contábeis. Possui uma larga experiência em turnaround, reorganização societária, M&A e vasto conhecimento em Processos de Recuperação Judicial. Tem experiência profissional como Controller, Executivo em Finanças, Diretor Executivo, Conselheiro Fiscal de Fundo de Pensão e Conselheiro Pro Bono da Oi Futuro.

Alexandra Visconti

- Alexandra Visconti, 52 anos, é formada em Comunicação Social. Atua há mais de 25 anos no mercado corporativo e como professora universitária. Atualmente, é sócia de uma empresa de tecnologia da informação.

Mais notícias

Carregar mais